A visita da blogueira cubana Yoani Sánchez a cidade de Feira de Santana causou protesto e muita confusão na noite da segunda-feira (18), no Museu Parque do Saber. Os protestos de manifestantes contrários à vinda da blogueira repercutiram na Câmara Municipal. O vereador Welligton Andrade de Jesus – (PTN), em pronunciamento na Casa da Cidadania criticou as atitudes de hostilidade à cubana.

Yoani Sánchez alcançou fama internacional e numerosos prêmios por seus artigos e suas críticas da situação social em Cuba sob o governo de Fidel Castro e de seu sucessor, Raul Castro.

Em Feira de Santana, Yoani, acompanhada de amigos e do senador Eduardo Suplicy (PT), pretendia participar do lançamento do documentário conexão Cuba Honduras, do cineasta Dado Galvão, mas não foi possível devido ao protesto de um grupo de pessoas  favorável ao regime cubano  que a aguardava no espaço Museu Parque do Saber, local que seria exibido o vídeo.

O vereador Welligton criticou o protesto, ressaltando a importante influência da dissidente cubana no mundo. “Yoani foi mal recebida e não conseguiu desenvolver as suas ações programadas para Feira de Santana. Repudio quem agiu assim, pois o nosso país é democrático e há espaço para a livre opinião. Esta mulher tem um papel extraordinário de defender a expressão de liberdade para o povo cubano”.

Welligton disse que é preciso que haja respeito à diversidade de opiniões e, sobretudo, com as pessoas que visitam a cidade. Lembrou que a visita de Yoani a Feira de Santana foi noticiada em todo o país, inclusive registrando que o ex-vereador do PT, Angelo Almeida, e os jornalistas Rafael Velame e César Oliveira colaboraram com a vinda da cubana.

Discordando das colocações de Welligton, o vereador Alberto Nery (PT) relatou que a blogueira Yoani não está a serviço das pessoas mais carentes, e sim a serviço da burguesia dos Estados Unidos.