A blogueira e jornalista cubana Yoani Sanchez, que ficou famosa com as suas críticas ao regime político na ilha dos irmãos Castro, mais uma vez ouviu os protestos de simpatizantes de Fidel aqui no Brasil, não assiste ao documentário que protagoniza e é obrigada a falar para uma platéia composta, na sua maioria, por membros da imprensa e manifestantes pró-Fidel.

Desta vez os protestos e as manifestações aconteceram aqui em Feira de Santana onde a cubana está hospedada desde o final da manhã desta segunda-feira (18). Eles foram tão intensos que obrigou os organizadores a ter de levar a convidada, para a sua segurança, para uma sala do prédio do Parque do Saber, local do evento, onde permaneceu enquanto se tentava negociar com os manifestantes. Por conta disso, foi proposto um debate e houve o cancelamento do documentário “Conexão Cuba Honduras”, do cineasta baiano Dado Galvão, que tem como uma das protagonistas a ativista cubana e que seria apresentado nesta noite.

Ao que parece, a dissidente do regime cubano não deve ter achado “lindo” os protestos desta noite. Logo ao desembarcar no país, em Recife, ela ouviu muitas críticas e manifestações contrárias à sua visita e ao seu trabalho, ao ter os cabelos puxados não perdeu a simpatia e afirmou: “Que lindo! Eu queria que no meu país eu pudesse fazer isso”. Em Feira de Santana ela só não foi agredida fisicamente, mas, teve por várias vezes o seu rápido discurso de cerca de 15 minutos interrompido e quase foi calada por militantes políticos de esquerda que usaram o tempo todo palavras de ordem e de apoio ao regime de Fidel Castro.

Yoani saiu do Museu Parque do Saber como entrou, ou seja, ouvindo vaias e protestos dos manifestante pró-Fidel.

Vergonhoso foi assistir aos homens da guarda municipal da cidade ter de permanecer ao redor da mesa onde estavam, dentre outras pessoas, a própria blogueira Yoani, o ilustre convidado Senador Eduardo Suplicy e o anfitrião, o ex-vereador do PT, Ângelo Almeida. Este último chamava atenção por usar um chapéu semelhante ao que ficou eternizado pelo líder da Revolução Cubana, Tché Guevara. Também não se pode esquecer-se da figura do prefeito José Ronaldo, que parecia perdido e a se perguntar, o tempo todo, o que estava fazendo ali.

Ao final do debate tenso e que por vezes beirou a histeria, Yoani foi levada ao carro que faria o seu transporte sendo isolada pelos homens da guarda municipal, numa visão que lembrava um juiz de futebol que sai de campo ameaçado pela torcida após uma invasão.

Mesmo cansado e faminto, já que segundo informações de Ângelo Almeida o Senador Eduardo Suplicy ainda não havia jantado, ele gentilmente aceitou o convite do administrador do Parque do Saber para assistir a uma breve exibição do planetário.