Referência ética da política brasileira e um dos nomes mais importante da resistência democrática em mais de meio século de política no país, o ex-governador Waldir Pires, ainda em plena atividade aos 85 anos de idade, coroados pela experiência e por uma saúde invejável receberá da Câmara Municipal de Feira de Santana a Comenda Cidadão Benemérito da Liberdade e Justiça Social Deputado Francisco Pinto. A iniciativa da outorga da honraria é do vereador Angelo Almeida (PT).

Depois de ter sido Consultor Geral da República – no governo João Goulart, deposto pela ditadura militar, em 1964 – Ministro da Previdência Social, governador da Bahia, deputado federal, Ministro da Controladoria Geral da União e Ministro da Defesa, no governo do Presidente Luiz Inácio da Silva, Waldir Pires já anunciou no mês de março deste ano que vai disputar uma cadeira na Câmara de Salvador, pelo PT.

Projeto de Decreto Legislativo propondo a homenagem foi aprovado por unanimidade da Casa da Cidadania na sessão desta segunda-feira (14). Uma vez comunicado oficialmente, o ex-governador deverá, através de sua assessoria, iniciar entendimentos com a Câmara para marcar a data da sessão solene para que ele possa receber a Comenda.

O vereador Angelo Almeida fez um discurso resumindo a trajetória do ex-governador, que é reconhecido em todo o país por sua luta contra a Ditadura Militar e em defesa da democracia. “Waldir Pires, além de ser meu companheiro no Partido dos Trabalhadores, é responsável pela projeção política da Bahia”, justificou. Em Feira de Santana, o ex-governador teve papel importante no impasse envolvendo o surgimento do bairro George Américo, nos anos 80, assinala Angelo.

Sua intervenção como governador, à época, teria sido fundamental para que a ocupação do antigo campo de aviação liderada pelo falecido George Américo Mascarenhas resultasse em um dos maiores bairros da cidade, beneficiando a milhares de famílias que não tinham onde morar.