Luis Suárez está fora da Copa do Mundo. O atacante uruguaio foi suspenso por nove partidas oficiais pelo Comitê Disciplinar da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Como a punição valerá a partir da próxima partida do Uruguai, que enfrenta a Colômbia no próximo sábado (28), às 17h, no Maracanã, o jogador está fora do mundial.

A decisão da Fifa veio em resposta à conduta bastante estranha de Suárez que deu uma mordida no ombro do zagueiro italiano Giorgio Chiellini, durante partida da terça-feira passada (24), na Arena das Dunas, em Natal, quando o Uruguai venceu a equipe italiana por 1 a 0 e garantiu uma vaga para as oitavas de final.

A atitude de Suárez e a punição da Fifa fez o atacante uruguaio passar de herói a vilão. Ele, que foi o principal responsável pela vitória da seleção do Uruguai no belo e disputado jogo contra o forte time da Inglaterra no Grupo D da Copa, agora não poderá mais ajudar a Celeste.

O comitê da Fifa decidiu também que Suárez estará suspenso por quatro meses de qualquer atividade relacionada ao futebol. Com isto, o jogador do Liverpool vai desfalcar o clube inglês até outubro. Além disso, o jogador foi condenado a pagar uma multa no valor de 100 mil francos suíços, o equivalente a R$ 247 mil, e fica proibido de entrar nos limites de qualquer estádio de futebol durante o período de suspensão.

Jamil Souza