Grupo espanhol vai investir 18 milhões de euros para se instalar e reciclar o lixo de Feira de Santana
O lixo em Feira de Santana que já foi responsável por debates, brigas e escândalos envolvendo o poder público municipal e políticos da cidade, vai ser explorado pelo grupo espanhol Fortis Detailed Studies S.L., especializado na reciclagem de lixo e na sua transformação em energias renováveis. Os espanhóis informaram, nesta quarta-feira (05), que pretendem investir 18 milhões de euros na implantação de uma usina de tratamento de lixo na cidade.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho recebeu no Paço Municipal Maria Quitéria a visita do empresário Francisco Javier Ávila, que lhe passou confirmação. A instalação da empresa se dará aravés de uma PPP, Parceria Público Privada, cujos detalhes estão sendo tratados entre a Fortis Detailed e as secretarias municipais do Planejamento, Convênio e Gestão e Serviços Públicos.
De acordo com informações do site da prefeitura de Feira, a implantação da usina vai gerar entre 150 a 400 empregos diretos. Ainda que o grupo espanhol tem 24 anos de mercado e atua em mais de 20 países espalhados pela Europa, África, Ásia e Oceania, com sede nas proximidades da cidade de Granada. A vinda da empresa é um resultado das visitas do prefeito José Ronaldo à Espanha, com destaque para a segunda visita oficial que o prefeito fez a cerca de três meses com o fim de atrair investimentos para Feira de Santana.
Jamil Souza