Paulo Gabriel Nacif, Zé Neto, Antonio Lopes e Aurino Soares em visita a FAMFS.

 

A possibilidade do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ser instalado na área da Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (FAMFS), localizada no bairro Aviário, está sendo avaliada e pode ser confirmada no prazo entre duas a três semanas.

 

Na visita à instituição realizada na manhã desta segunda-feira (18), que foi proposta pelo deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, considerou que a área apresenta características bem próximas daquelas que os técnicos estão buscando. Ele destacou que a escolha pela área não depende tão somente de sua decisão. “Precisamos avaliar os dados que serão levantados por nosso corpo técnico nos próximos dias. Caso o resultado seja positivo, poderemos fortalecer a reestruturação da FAMFS, diante da força institucional da UFRB”, acrescentou.

Durante o encontro, Zé Neto enfatizou que a localização da FAMFS é favorável, com seis novos empreendimentos residenciais ao seu entorno. Ele lembrou ainda que a região apresenta condições de escoamento de tráfego adequadas, com vias que podem se tornar grandes avenidas através dos investimentos feitos pelo Governo do Estado.

“A área apresenta todas as estruturas necessárias para o funcionamento de uma universidade federal. Esta formulação que está sendo discutida vai ajudar na reestruturação da FAMFS, que hoje tem como maior problema uma dívida trabalhista que beira R$ 1 milhão. Espero que tenhamos uma resposta positiva e estamos trabalhando para isso. Queremos ver a FAMFS novamente acesa, tirando nossos jovens de situações de vulnerabilidade”, ressaltou.

Na oportunidade, Antônio Lopes, diretor da FAMFS apresentou todas as instalações da instituição aos representantes da UFRB, que conheceram o estádio e as fábricas de material esportivo, biscoito e de reciclagem de borracha, além da usina de mandioca.

AULAS

Com início de aulas previsto para outubro, a UFRB funcionará provisoriamente em local ainda indefinido. Segundo o reitor Paulo Gabriel, dois prédios já estão sendo avaliados. No campus de Feira, os alunos poderão ingressar, inicialmente, no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e depois escolher uma das cinco opções para o segundo ciclo de Engenharia – de Produção, Computação, Energia e Sustentabilidade, Elétrica e Mecânica. Também serão ofertados a partir de outubro o curso de licenciatura de Educação no Campo e a graduação em Arquitetura e Urbanismo. Posteriormente, será disponibilizado o curso de Economia.

Também participaram da visita Silvio Soglia, vice-reitor da UFRB; Ronaldo Crispim, pró-reitor de Políticas Afirmativas da UFRB; Gildásio Gomes, arquiteto da UFRB; Luciana Santana, chefe de gabinete da reitoria da UFRB; Tarcísio Branco, chefe de gabinete do deputado Zé Neto; José Neto Mercês, diretor do Centro Industrial do Subaé (CIS); Iraci Leite, diretora do Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA);  Francisco Queiroz, assessor da diretoria do HGCA; Nivia Maria, diretora da Direc 2; Dilson Barbosa, radialista e advogado da FAMFS; Aurelino Bento, assessor do senador Walter Pinhiero; Claudinei Moreira, diretor do CETB; Hosannah Leite, ex-vereador; João Batista, conselheiro do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS); Aurino Soares, coordenador regional da Adab; Conceição Borges, coordenadora do Polo Sindical da Região de Feira de Santana; Daiane Santos, coordenadora do Centro Social Urbano (CSU); entre outros.