Jogo de Basquete no Ginásio Municipal Joselito Amorim durante a quarta edição da Olimpíadas da Diversidade em Feira de Santana.

 

Atletas portadores de necessidades especiais vão dedicar esta sexta-feira (18) para disputar suas aptidões esportivas na 5ª edição da Olimpíada da Diversidade. A abertura dos jogos, promovidos pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), vai acontecer no Ginásio Municipal de Esportes Joselito Amorim, às 9h.

Durante a abertura o Grupo Musical Reluz, do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual da Fundação Jonathas Teles de Carvalho, vai cantar o Hino Nacional. Na oportunidade, também haverá apresentação dos grupos de dança do Centro de Apoio Especial (CAESP) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), além do grupo Mãos que Falam.

A programação inclui, ainda, apresentação de Dança de Capoeira com o grupo Crescer Cidadão. Neste ano a olimpíada vai reunir cerca de 250 para-atletas de Feira de Santana, Jacobina, Simões Filho, Ilha de Vera Cruz, Camaçari e Salvador disputando as modalidades de atletismo, natação, basquete, handebol e jogos de mesa. Durante a olimpíada também serão disputados jogos de salão como dominó, baralho e xadrez.

Os primeiros jogos vão começar às 10h, no Ginásio Municipal, mas também serão realizados no Ginásio Municipal Oyama Pinto e Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Segundo o diretor de Esportes da Secel, Wilson Passos, o principal objetivo da olimpíada é promover o intercâmbio paradesportivo e a integração social.

“É a oportunidade que temos de reunir portadores de necessidades auditiva, física, intelectual e visual, e reconhecer a habilidade de cada um deles”, considera. A realização da Olimpíada da Diversidade está prevista na Lei Municipal 1.833/96, de autoria do então vereador Antônio Carlos Coelho e hoje secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

(Secom/PMFS)