Greve dos Professores: grevistas de Feira de Santana fazem Feira do Cacareco para protestar contra a falta de negociação com o governo e ajudar professores que tiveram salários cortados
Em greve desde o dia 11 de abril, os professores da rede estadual de Feira de Santana realizaram um bazar na manhã desta segunda-feira (28) intitulado: Feira do Cacareco. A feira beneficente aconteceu no estacionado da prefeitura, onde foram comercializados roupas usadas, bijuterias, sapatos, acessórios e perfumes entre outras coisas, a partir de R$ 1.
A intenção é protestar, com sátira, a falta de negociação com o governo estadual e ajudar o professor que teve corte salarial. “O dinheiro adquirido vai para o professor que comercializou a peça”, explicou uma das professoras que participou do bazar.
No último dia 8, pelo mesmo motivo, foi realizada a Feira da Sobrevivência, na qual foram comercializadas frutas e verduras no estacionamento da prefeitura. A próxima mobilização dos professores será nesta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa da Bahia em Salvador.
O governo disse que só volta a negociar com o fim da greve. Os grevistas querem negociar mas, mesmo com a ameaça de Jaques Wagner em suspender os salários por mais um mês os professores se negam a encerrar a greve até serem plenamente atendida.
Exigem que o governo cumpra o acordo firmado com a classe, em novembro do ano passado, que garantia os valores do piso nacional. O governo ignorou o acordo mandando para a Assembleia um projeto de lei com valores menores. O Estado ofereceu 6,5% a todos os professores (assim como para todos os servidores estaduais) e 22,22% somente àqueles de nível médio e que ganham abaixo do piso salarial nacional. A APLB sugeriu que o aumento fosse parcelado durante o ano, mas a proposta não foi aceita pelo Governo.
Enquanto isto, mais de um milhão de alunos estão sem aulas em toda a Bahia.
E mais uma vez as pessoas sendo egoístas e quem sai perdendo somos nós alunos que não temos nada a haver com isso, minha opinião é que se todo mundo for entrar em greve por melhores salários o brasil vai parar, porque agente sabe que quem ganha bem, são vários corruptos de Brasília, temos que ver quem elegemos, e em relação ao governador que prometeu e não cumpriu? simplesmente não vote nele na próxima eleição. Vimos que a greve dos pm’s só foi pra ter mais mortes e o desespero da sociedade, aí me aparece membros responsáveis pela “educação” e repete a mesma tragédia. e afinal já se passaram 60 dias e se nem o diálogo deu resultado, a única coisa que esta dando resultado é o atraso nas aulas. E pelo menos grande maioria dos professores da minha escola eu sei que não passam fome, pois grande parte tem carro.
As pessoas tem que se juntar por um país melhor e não prejudicar quem não deve ser prejudicado.
Não acredito que para se “ganhar bem” no Brasil seja preciso se tornar “corrupto de Brasília”. Temos que acreditar e batalhar para que, aqui no Brasil, quem se dedica e estuda possa ser bem remunerado!
Querer e lutar por uma melhor educação e uma melhor remuneração para os professores é um grande caminho na busca “por uma país melhor”. Pense e reflita nisto.
Afinal, não seria esse o momento oportuno para as pessoas se juntarem? Mais uma vez reflita! E, mais importante, lute por melhores dias, não fique esperando cair do céu.
Abraços e continue participando.