Alunos da rede estadual fazem manifestação na Câmara Municipal de Feira de Santana em apoio aos professores. (Foto de Jorge Magalhães)

A greve de professores da rede estadual entra hoje no seu 29º dia. Em Feira de Santana estudantes da rede estadual de ensino fizeram, nesta quarta-feira (9), uma manifestação na Câmara Municipal em apoio aos professores. A greve atinge mais de um milhão de alunos na capital e no interior. Sendo os mais prejudicados, os estudantes exigem dos poderes públicos uma solução urgente para a crise.

Alunos protestam contra a greve na Câmara Municipal. (Foto de Jorge Magalhães)

Os professores querem um reajuste de 22,22% para toda categoria. Exigem que o governo cumpra o acordo firmado com a classe, em novembro do ano passado, que garantia os valores do piso nacional. O governo ignorou o acordo mandando para a Assembleia um projeto de lei com valores menores. O Estado ofereceu 6,5% a todos os professore e 22,22% somente àqueles de nível médio e que ganham abaixo do piso salarial nacional. O governo diz que não há caixa para atender ao pedido dos grevistas e convocou todos os professores a retornar ao trabalho. O impasse continua.

Com faixas e apitos, os jovens estudantes feirenses ocuparam as galerias da Casa da Cidadania por volta das 11:00hs e durante 30 minutos, aproximadamente, eles gritaram palavras de ordem e expuseram mensagens dirigidas ao Governo Jaques Wagner. Pacífico, o protesto não prejudicou o andamento dos trabalhos legislativos.

Enquanto alguns vereadores trataram com descaso a manifestação, outros discursaram em apoio aos estudantes. O vereador Marialvo Barreto (PT), que é professor, pediu à Mesa Diretora que registrasse em ata o “ato público de apoio” dos estudantes aos professores em greve.