Euclides da Cunha é autor da clássica obra Os Sertões, publicado em 1902 o livro trata da Guerra de Canudos (1896-1897), no interior da Bahia.

 

Lady Gaga, cantora e compositora americana considerada uma das grandes estrelas da música pop americana.

 

O escritor Ariano Suassuna é um dos fundadores do Movimento Armorial, iniciativa artística que pretendeu criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do nordeste brasileiro. Autor de obras como “Auto da Compadecida” e “O Santo e a Porca”, o escritor traz em suas aulas-espetáculos a diversidade cultural do Brasil, em versos, danças e música.

 

“Lady Gaga tem mais [sucesso] do que Euclides da Cunha, muito mais. Mas, daqui a dois séculos, ninguém vai saber nem quem foi Lady Gaga. E vai saber que existiu um homem chamado Euclides da Cunha que escreveu um livro fundamental para o sertão, para o Nordeste, para o Brasil e para o Mundo. Esse livro chama-se Os Sertões, é um êxito e não um sucesso…”

Com estas palavras o escritor paraibano, autor de grandes obras como a popular “Auto da Compadecida”, Ariano Suassuna concluiu a sua aula-espetáculo durante a abertura da Celebração das Culturas dos Sertões em Feira de Santana.

Por Jamil Souza