O centenário de nascimento de Jorge Amado terá destaque, com uma exposição do universo retratado nos livros do autor, durante o I Salão Baiano de Turismo. O evento será realizado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e pela Bahiatursa no período de 17 a 19 de maio.

A mostra do fotógrafo Léo de Azevedo – ‘Personagens de Jorge Amado, personagens da Bahia’ – traz personalidades baianas interpretando homens e mulheres que povoam os romances do escritor, e poderá ser visita durante os três dias do evento, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

No total, seis painéis ilustram personagens marcantes das obras do escritor. Artistas e personalidades da Bahia aceitaram o convite do fotógrafo para se caracterizarem. O resultado evidencia a sensualidade da atriz e cantora Emanuelle Araújo, como Gabriela, e do maestro Letieres Leite (turco Nacib), além da veia teatral do poeta e compositor José Carlos Capinam (Quincas Berro D’Água).

Entre os fotografados também aparecem a jornalista Rita Batista, incorporando Tereza Batista, e a cantora Daniela Mercury, como Tieta. A exposição, preparada em 2011 para comemorar os 25 anos da Fundação Casa de Jorge Amado, foi visitada por baianos e turistas no período de janeiro a março deste ano, no Largo do Pelourinho.