O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), autorizou a publicação da licitação e a instauração de procedimento licitatório para a implantação do BRT (Transporte Rápido por Ônibus). A informação foi dada ontem (10) durante entrevista coletiva no Paço Maria Quitéria, sede do governo municipal. Na ocasião, o BRT de Feira foi anunciado como o “maior investimento em infraestrutura da história” da cidade.

A licitação, na modalidade concorrência pública, está marcada para ser realizada no dia 17 de março. A empresa vencedora vai executar as obras de readequação viária dos corredores de transporte público e demais vias complementares. O edital vai ser publicado na mídia impressa, como determina a lei, já nesta quarta-feira (11).

A um custo de quase cem milhões de reais, a implantação do BRT tem causado críticas de setores da sociedade feirense, sobretudo dos ligados às discussões sobre o transporte público em Feira de Santana e de movimentos sociais. Alguns defendem que o projeto já nasce ultrapassado e que não atenderá as reais necessidades da população que historicamente sofre com as deficiências do atual sistema, diga-se de passagem, implantado numa outra gestão do prefeito José Ronaldo.

Ainda sobre o anúncio feito durante a entrevista dessa terça-feira (10), o prefeito afirmou que foram cumpridas todas as formalidades junto a órgãos como o Ministério Público Estadual e Federal, mais a sociedade. Ele afirmou que os recursos que serão aplicados na obra estão garantidos. O empréstimo de mais de noventa milhões de reais foi conseguido junto à Caixa Econômica Federal, contrato de financiamento 0412189-88/2012/Programa Pró-Transporte.

Jamil Souza