O vereador Roque Pereira, em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quarta-feira (16) defendeu a antecipação da Micareta da cidade para o mês de janeiro, a partir de 2015.

O evento é tradicionalmente realizado no mês de abril. Recentemente, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer propôs que a Micareta de 2014 fosse antecipada de 24 a 27 de abril para o período de 10 a 13 do mesmo mês, mas a proposta não teve aprovação da Igreja Católica por  conta do período da Quaresma e da  Semana Santa.

Roque Pereira critica situação da Av. de Contorno.
Roque Pereira: “Micareta em junho”.

Roque Pereira disse que abril não é o mês ideal para realização da Micareta. Ele argumentou que, além de coincidir com a Semana Santa, nesse mês, normalmente, ocorre muitas chuvas em Feira de Santana e “o evento traz transtornos para as escolas e o comércio”.

O vereador defendeu a realização da festa micarestesca para o mês de janeiro, salientando que é um período de férias, o qual o estado da Bahia recebe uma grande quantidade de turistas.

Em sua opinião, o evento no mês de janeiro beneficiaria Feira de Santana com o turismo, sobretudo porque se trata de uma festa tradicional e  grandiosa,  e a cidade está situada próxima à capital baiana, que é um grande polo turístico. Roque Pereira ressaltou que a Micareta de Feira poderia ser anunciada como um pré-Carnaval.

Disse também que a Micareta no mês de janeiro não atrapalha as escolas, em virtude das férias, nem o comércio, porque, segundo ele, as vendas são mais fracas nesse período.

O vereador Welligton Andrade (PTN) afirmou que a proposta de Roque Pereira “já nasce morta”. Ele argumentou que a maioria do público da Micareta é jovem. “E os jovens exatamente nessa época estão de férias, curtindo com os pais nas praias, viajando”, disse o edil, salientando que não simpatiza com essa data, porque no mês de janeiro “as pessoas se ausentam de Feira de Santana”.