No Dia do Professor há lutas e quase nada para festejar. Lamentavelmente, no Brasil os profissionais que trabalham com educação não têm o reconhecimento que merecem e, de fato, não têm muito o que comemorar. Embora todos reconheçam a importância do papel desempenhado pelos professores em qualquer sociedade, os governantes do nosso imenso país não cuidam dos educadores como eles merecem.

Um exemplo que muito ilustra a batalha dos educadores brasileiros por melhores condições de trabalho e um salário digno vem do estado do Rio de Janeiro. Lá os professores das redes estadual e municipal fizeram passeata pelo Dia do Professor e desfilaram na Avenida Rio Branco.

Professores grevistas do Rio de Janeiro fazem passeata pelo Dia do Professor. (Foto: Agência Brasil)
Muitos grupos foram apoiar os professores grevistas do Rio de Janeiro durante passeata pelo Dia do Professor. (Foto: Agência Brasil)

Como em tantas outras manifestações realizadas em várias partes do país, houve confronto na Cinelândia entre grupos de mascarados que apoiavam o protesto e policiais militares. Os confrontos entre estes grupos de mascarados e a polícia não podem e nem devem ser vistos como representando a postura dos professores, que certamente não apoiam a destruição do bem público. A luta dos educadores é justa e merece respeito e apoio.

Jamil Souza