A assessoria de comunicação do PSOL de Feira de Santana enviou ao Blog Bahia Geral uma nota com o resumo das principais decisões tomadas durante o I Congresso Municipal do partido na cidade e que ocorreu no último domingo (3).

Durante o congresso foram definidos os nomes dos candidatos a vereadores pelo partido e, como era de se esperar, foi confirmada a pré-candidatura do professor Jhonatas Monteiro a prefeito. Na ocasião foi levantada a possibilidade do candidato à vice ser o filósofo, pastor, editor e assessor de movimentos populares Marcos Monteiro. O encontro do PSOL serviu também para a eleição da nova direção do partido.

Veja a nota na integra:

 

Congresso do PSOL Fêra critica modelo desenvolvimento do município e define nova direção partidária

No último domingo, dia 03, foi realizado o I Congresso Municipal do PSOL de Feira de Santana, oportunidade em que foi discutida a conjuntura local, o processo eleitoral municipal e a organização partidária. O sentido geral da discussão foi que o atual momento político em Feira, marcado pelo deslocamento à direita das alianças entre todos os outros partidos, reforça as características conservadoras que definiram o modelo de desenvolvimento municipal que, historicamente, exclui dos rumos da cidade a maioria da população.

Diante dessa avaliação, foi reafirmada a necessidade de uma candidatura socialista que articule um projeto alternativo para o município, cujas características sejam a democratização radical do que é público e a defesa da participação direta do povo nas decisões. Nesse sentido, foi reforçada a pré-candidatura do professor Jhonatas Monteiro a prefeito, bem como o nome do filósofo, pastor, editor e assessor de movimentos populares Marcos Monteiro como provável candidato a vice-prefeito. Além disso, os nomes dos prováveis candidatos e candidatas à vereança também foram sinalizados: a educadora e militante feminista, Sidinea Pedreira; o professor e ativista negro, Denilson Santos; o ativista do movimento de juventude do Feira VII, Alfredo Ramon; e Artur Velozo, militante do movimento estudantil da UEFS.

Outro momento que marcou o Congresso foi também a eleição, por aclamação, da nova direção partidária: o pedagogo Cléo Emídio é o novo presidente; a vice-presidência ficou a cargo de Sidinea Pedreira; a secretaria geral ficou com a enfermeira Isolda Gumes; o tesoureiro é o professor e desenhista David Silva; a secretaria de comunicação é atribuição de Alfredo Ramon; o pedreiro Carlos Magalhães é responsável pela secretaria de organização e nucleação partidária; já a bióloga Rafaela Sousa é a nova responsável pela secretaria de formação política.

Por fim, para definição final dos nomes que representarão o PSOL no pleito de 2012, a Convenção Eleitoral foi convocada para o próximo dia 16, sábado, na sede do Partido.