Para a presidente Para Lourdes Santana a capacitação visa esclarecer para os integrantes a função do órgão e o papel de cada membro perante a sociedade. (Foto: Eleição dos representantes do Conselho para o biênio 2011/2013)

O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas promove neste sábado (31) o I Curso de Capacitação para os conselheiros e pesquisadores. O encontro será realizado no Centro de Cultura Maestro Miro, no bairro Muchila, das 8h às 18 horas.

A capacitação, como explica a presidente do Conselho, Maria de Lourdes Santana, visa esclarecer para os integrantes a função do órgão e o papel de cada membro perante a sociedade. “Preparamos este curso com o propósito de orientar os conselheiros e pesquisadores sobre as formas de atuação, esclarecer dúvidas e discutir propostas”, acrescenta.

A palestra de abertura, com o tema “O que é o conselho e seu papel”, será ministrada pela presidente do Conselho das Comunidades Negras da Bahia, Vilma Reis. O coordenador nacional das Entidades Negras, Gilberto Leal, vai proferir palestra sobre “Comunidades Quilombolas e Povos de Terreiros”.

À tarde, a partir das 14 horas, haverá palestra sobre o papel da assistência social com recorte racial. O tema será tratado pela assistente social Antonia Del Carmo. Também estão previstos debates. O Conselho está em seu terceiro ano de atuação no Município e é composto por 19 conselheiros e 38 pesquisadores.