Das 6h da última quinta-feira (12), dia da abertura da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, até às 6h da última sexta-feira (13) foram registrados 45 casos de violações de direitos de crianças e adolescentes. Estes são alguns dos dados preliminares do Observatório de Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). O organismo funciona em parceria com secretarias e órgãos estaduais e municipais, que coletam dados e encaminham ao Observatório.

Das 45 ocorrências enviadas ao Observatório, até o momento, 25 (56%) foram registrados pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), 12 (27%) casos pela Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e 8 (18%) casos pela Delegacia de Crimes Contra Crianças e Adolescentes (Dercca).

Dos 25 casos registrados na secretaria municipal, oito (32%) foram no Public View 1 (Pelourinho), 14 (56%) no Públic View 2 (Imbuí) e três (12%) na Fan Fest (Barra). Os demais locais de atuação da Semps, como espaços de convivência, Arena Fonte Nova e Public View 3 (Plataforma) não registraram casos.

Semps  

Quanto à ocupação/atividade dos casos, quatro (16%) eram estudantes, um (4%) vendedor e 20 (80%) não informaram. Em relação ao tipo de ocorrência/motivo do atendimento, um (4%) estava relacionado a abandono/negligência, 22 (88%) trabalho infantil e dois (8%) não informado.

DAI 

Na Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) foram registrados 12 casos de adolescentes a quem se atribui o ato de infração, sendo nove (75%) do sexo masculino, três (25%) feminino. Os atos infracionais cometidos pelos adolescentes foram dois (17%) roubo, três (25%) agressão, dois (17%) ameaça, um (8%) tráfico de drogas, um (8%) porte de armas, um (8%) vias de fato e dois (17%) não informaram.

Dercca 

Entre os crimes contra crianças e adolescentes, foram registrados oito casos, sendo três (38%) do sexo masculino e cinco (63%) feminino. A maioria das ocorrências foi por violência física quatro (50%), três (38%) de outra situação (não especificada) e um (13%) abandono/negligência.