Num jogo feio e que terminou em zero a zero a seleção brasileira não convence na sua segunda apresentação na Copa do Mundo da Fifa no Brasil. Milhares de pessoas que foram à Arena Castelão, em Fortaleza, e milhões de pessoas Brasil afora terão que esperar mais um pouco para soltar o grito de gol preparado esta terça-feira (17). A seleção brasileira não conseguiu vencer a defesa mexicana, principalmente o goleiro Ochoa, e ficou no 0 x 0 no jogo de hoje. Foi o primeiro empate entre as duas seleções na história das copas.

O México, que sofreu para se classificar para a Copa do Mundo, demonstrou estar recuperado e pronto para dar trabalho no torneio. Os comandados do técnico Miguel Herrera começaram o jogo com uma marcação adiantada, dificultando a saída de bola da seleção brasileira e fazendo faltas. O Brasil tentou dominar o jogo logo no começo, mas sucumbiu à boa defesa adversária e não conseguiu armar jogadas de perigo.

No segundo tempo, o Brasil tentou ser mais ofensivo e a aposta era o atacante Bernard. Foi ele que, aos dois minutos, cruzou para Neymar dentro da área, mas a defesa mexicana afastou. O ímpeto brasileiro, porém, não se confirmou. O México continuou dominando o meio-campo e apostando em chutes de longe. Diante de um jogo nervoso e pobre tecnicamente, a torcida apoiava, mas os times em campo não conseguiram fazer sua parte.

Sem dúvidas, o goleiro do México Ochoa foi o grande nome do jogo, fez milagres, e realizou grandes defesas. Não era dia de festa verde e amarela em Fortaleza. Esse foi o primeiro empate entre os dois times em Copas do Mundo. Antes, tinham sido três vitórias para o Brasil, com 11 gols marcados e nenhum sofrido. O time mexicano saiu de campo comemorando o resultado.

Com o empate, o Brasil lidera o Grupo A, com quatro pontos. O México, satisfeito com o empate, fica em segundo lugar, perdendo por um gol de saldo. Croácia e Camarões se enfrentam amanhã (18), em Manaus. Na última rodada, o Brasil enfrenta Camarões, no dia 23, em Brasília. No mesmo dia, mexicanos e croatas irão se enfrentar na Arena Pernambuco.

O resultado de hoje foi o segundo 0 x 0 desta Copa. O primeiro foi entre Irã e Nigéria, ontem (16), na Arena da Baixada, em Curitiba, até aqui considerado o pior jogo desta copa.

Jamil Souza com informes da AB