Intelectual que lutava pela igualdade de direitos para as mulheres, Rose Marie Muraro foi reconhecida em 2005 pelo governo federal como Patrona do Feminismo Brasileiro. Nascida no dia 11 de novembro de 1930, ela faleceu neste sábado (21) aos 83 anos, no Rio de Janeiro. Ela lutava contra um câncer reincidente, mas a causa da morte foi uma infecção urinária que se generalizou, de acordo com a assessoria de imprensa do Hospital São Lucas.

Além de escrever livros que retratavam de forma quase que inédita no Brasil a condição da mulher na sociedade da época, como A Sexualidade da Mulher Brasileira, Rose foi importante para a disseminação de conteúdos estrangeiros sobre o tema, traduzindo e editando inúmeras publicações. Trabalhou durante 17 anos na Editora Vozes e depois fundou, junto com outras feministas, a  Editora Rosa dos Tempos (hoje pertencente à Editora Record), criada para difundir um instrumento que desse voz às mulheres.

Em 2012, foi publicada uma entrevista com a escritora Rose Marie Muraro, então com 81 anos, que falou, dentre outras coisas, sobre a importância e força das redes sociais. Ela recebeu na sua residência em Copacabana, Rio de Janeiro, jovens integrantes do Coletivo de Mulheres da PUC, grupo feminista que se reúne desde 2009 na universidade. A matéria com a entrevista foi publicada no site do Departamento de Comunicação Social da PUC. Confira nesse link a íntegra dessa entrevista com a Patrona do Feminismo Brasileiro e conheça um puco mais das ideias Rose Marie Muraro.

Jamil Souza