Diversas manifestações e paralisações foram planejadas para hoje (30) pelas principais centrais sindicais brasileiras. Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Conlutas e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) aproveitam o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação para pressionar os governos federal e estaduais e o Legislativo para atendimento de uma série de demandas que, em comum, têm a defesa de uma agenda que associe desenvolvimento com distribuição de renda.

Entre as reivindicações, estão o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, a valorização das aposentadorias, a reforma agrária, o fim do Projeto de Lei 4.330/04, que libera a terceirização e torna mais precárias as condições de trabalho, transporte público e de qualidade, mais investimento em saúde e educação e a suspensão dos leilões de petróleo.

As centrais informaram, em seus sites, os atos de mobilização organizados em praticamente todas as unidades federativas. Confira o que a CUT, a Força Sindical e a Conlutas planejaram para hoje. (AB)

Leia mais em Centrais sindicais avaliam positivamente manifestações dos trabalhadores