Durante uma hora, as luzes de importantes monumentos em mais de uma centena de cidades brasileiras foram programadas para ser desligadas. O apagar de luzes que marca a Hora do Planeta é promovido anualmente pela organização não governamental  WWF para conscientizar a população mundial sobre a importância da conservação da natureza e de comportamentos sustentáveis. O evento foi programado para acontecer neste sábado (29), das 20h30 às 21h30, a pelo menos 106 cidades brasileiras.

No Brasil, vão participar da ação o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e a Igreja São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha), em Belo Horizonte, e mais 300 monumentos em todo país. A WWF-Brasil promove um evento oficial da Hora do Planeta na Praça Victor Civita, em São Paulo.

Um dos primeiros países a inaugurar a campanha este ano, que envolve mais de 150 nações, foi a Nova Zelândia. Às 20h30, no horário local, apagaram-se as luzes, durante uma hora, do Parlamento, do Museu de Auckland e da Sky Tower, assim como em milhares de lares do país.

Também está previsto que hoje sejam apagadas as luzes de monumentos como o Empire State Building, Tower Bridge, Castelo de Edimburgo, Portas de Brandenburgo, Torre Eiffel, Kremlin e Red Square, em Moscou, Ponte do Bósforo que liga a Europa à Ásia, e o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa.

Em 2013, a Hora do Planeta foi comemorada por mais 2 bilhões de pessoas, em 154 países, segundo a organização WWF.

Agência Brasil