Três jornalistas espanhóis que trabalham para o site sefutbol.com, oficial da seleção espanhola, ofenderam profissionais de imprensa e torcedores brasileiros durante o jogo entre a Roja e Itália, nesta quinta-feira, no Castelão, em Fortaleza. A relação é tensa desde que a mídia do Brasil publicou informações sobre noitadas de jogadores da Espanha no Recife e em Fortaleza. O clima ficou especialmente pesado na cobrança de pênaltis que definiu a Roja como adversária dos pentacampeões na final da Copa das Confederações.

A vitória não saiu no tempo normal, tampouco na prorrogação. Os campeões do mundo tiveram que recorrer aos pênaltis para não perder um pedaço de seu reinado. Venceram por 7 a 6. Agora, caberá ao Brasil desafiar o talento espanhol. A final é domingo, no Maracanã.

Os jornalistas espanhóis, no decorrer do jogo, passaram a ofender, com palavrões, profissionais brasileiros. Fizeram o mesmo com torcedores que estavam próximos à área reservada à mídia. Dirigiram gestos obscenos a eles. O público não reagiu.

O acirramento do ambiente ocorreu, em parte, por causa da evidente simpatia da torcida brasileira pela Itália. A Espanha ouviu vaias durante todo o jogo no Castelão. O mesmo havia acontecido nos três jogos anteriores da seleção europeia na Copa das Confederações.

O departamento de comunicação do Comitê Organizador Local foi informado sobre as atitudes de jornalistas espanhóis. (Globo.com)