Apesar de pequenas ações de vândalos após os protestos que culminaram com a prisão de três pessoas, Feira de Santana entrou de vez nas manifestações que tem levado a população a tomar as ruas, as praças e avenidas em todo o país. Mesmo antes das 16:00hs vários jovens já estavam reunidos na praça em frente ao Colégio Estadual Gastão Guimarães onde pintaram faixas e cartazes para os protestos que pararam o transito em várias ruas e avenidas da cidade na tarde desta quinta-feira (20).  A manifestação que teve a participação confirmada por cerca de 11 mil internautas, se estendeu até por volta das 19:00hs quando foi oficialmente dada como encerrada pelo seus organizadores.

Por Muito Mais: Manifestação_em_Feira-de-Santana. (Foto: Roberto Coelho)
Por Muito Mais: Manifestação em Feira de Santana. (Foto: Roberto Kuelho/BK2)

Os jovens feirenses deram uma lição de cidadania realizando um protesto pacifico e sem depredações ou confrontos com a polícia Militar, que desde cedo acompanhou de perto toda a movimentação dos manifestantes. Com a cara pintada, limpa ou com mascara, sempre com a bandeira do Brasil em mãos, os jovens levavam cartazes, faixas e com gritos de ordem, tais como “vem pra rua” fizeram várias criticas. Como bem definiu um dos cartazes que dizia: “O Brasil tem tantos problemas que não cabem neste cartaz”. Protestaram contra os políticos tradicionais da cidade, contra a PEC 37, a precariedade do transporte público e o auto custo da tarifa, dentre outros. A imprensa tradicional também foi alvo do protesto, a exemplo da TV Subaé, afiliada da Rede Globo na cidade que foi severamente criticada pelos manifestantes.

Por Muito Mais: Manifestação em Feira de Santana - Keise Souza e Bete Duarte
Pela primeira vez num protesto em Feira de Santana. Keise Souza, Bete Duarte

Sobre o caráter pacifista dos protestos em Feira de Santana, um dos manifestantes, o músico e capoeirista Jorge disse: “Pra mostrar que a violência e o ato de vandalismo não leva a nada,  agente não vai consegui nada com isso” “agente estava contra os vândalos que estavam soltando bombas”. E definiu da seguinte forma um dos objetivos da manifestação: “Agente quer a melhoria transporte e saúde, por que tem que mudar irmão”.

Para quem imaginava que os participantes deste protesto seriam os mesmos estudantes que sempre vão às ruas para lutar contra os aumentos da tarifa do ônibus em Feira de Santana a jovem senhora Keise Souza foi a prova de que novas vozes estão querendo se fazer ouvir. Desejosa de mudanças no Brasil e em sua cidade, Keise foi acompanhada de Bete Duarte e de uma criança de apenas 9 anos  e juntas, das 16:00hs até às 18:00hs participaram da manifestação. Ela disse achar “gostoso” poder livremente “se movimentar com paz e questionar pelos seus direitos”.

Polícia contém ações de vândalos após os protestos

Após o protesto pacifico a Polícia Militar, sob o comando do Coronel Adelmário Evangelista Xavier, do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) teve que agir para reprimir eventuais ocorrências de ações de vândalos e que foram reprovadas pelos manifestantes e por outros cidadãos.

Em entrevista, o Comandante da Polícia Militar em Feira de Santana, Coronel Adelmário afirmou que o protesto foi tranquilo e teve “Um balanço positivo". 'No final houve badernas'. "E aí, agente teve que atuar como polícia”, concluiu.
Em entrevista, o Coronel Adelmário afirmou que o protesto foi tranquilo e teve “Um balanço positivo”. ‘No final houve badernas’. “E aí, agente teve que atuar como polícia”, concluiu.

Por volta da 20:00hs, no cruzamento da rua Barão do Rio Branco com a Avenida Sampaio, cerca de trinta pessoas depredaram dois carros, jogaram lixo no meio da rua e atiram uma pedra contra a vidraça de uma pequena loja de produtos de informática. Nas proximidades da Rodoviária, o mesmo grupo tentou atear fogo em pneus na rua, com a chegada dos bombeiros e da polícia eles saíram em correria pela Avenida Presidente Dutra e de forma violenta, destruíram a barreira de cones da Superintendência Municipal de Transito, (SMTT), bloquearam bruscamente o trânsito no cruzamento com a Avenida Maria Quitéria.

De novo, com a chegada da polícia os vândalos disfarçados de manifestantes evadiram-se do local levando os 10 cones utilizados pela SMTT para sinalizar as vias. Por volta das 21:15hs a PM prendeu três pessoas acusadas de vandalismo e depredação.

Em entrevista ao Blog BahiaGeral, o Comandante da Polícia Militar em Feira de Santana, Coronel Adelmário afirmou: “Um balanço positivo, as manifestações dentro do que foi programado, pacífica sem nenhum incidente”. “Pena que agora já no final, badernas, elementos se aproveitando do momento pra depredar as casas, os veículos e tudo. E aí, agente teve que atuar como polícia”, concluiu.

Confira fotos dos momentos finais do protesto

Por Jamil Souza