Feira de Santana passa a contar, a partir de agora, com o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (CMPDC). O decreto constituindo o Conselho foi publicado nesta sexta-feira (03) em jornal de circulação local. O órgão, de articulação e de assessoramento da Prefeitura Municipal,  vinculado à Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), tem a função de avaliar as situações para reconhecimento de estado de calamidade pública ou de situação de emergência.

Caberá ao Conselho a responsabilidade de acompanhar e avaliar as operações de Defesa Civil desencadeadas no Município e também propor articulação com órgãos das esferas Estadual e Federal e sugerir a destinação de recursos orçamentários para atender os programas de Defesa Civil.

Visando o apoio técnico e financeiro necessário à execução das ações de Defesa Civil, o Conselho de Proteção vai atuar propondo a celebração de acordo e convênio com outras instituições e, ainda, propor as políticas e diretrizes das ações governamentais de defesa civil.

O CMPDC será composto por representantes das seguintes secretarias municipais: Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev); Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam); Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec); Desenvolvimento Urbano (Sedur); Saúde; Educação; Planejamento (Seplan); Desenvolvimento Social (Sedeso) e Transportes e Transito (SMTT) e Procuradoria Geral do Município.

Representantes do Grupamento de Bombeiros Militares, 35º Batalhão de Infantaria, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Associação Comercial e Empresaria de Feira de Santana (Acefs), Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), Clubes de Serviços e Lojas Maçônicas,Coordenação de Proteção Civil em Feira de Santana, Arquidiocese de Feira de Santana e Entidades Religiosas com Sede no Município também estarão presentes.

Integram, ainda, o Conselho membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), 2ª Diretoria Regional de Educação (Direc), Centro Industrial do Subaé (CIS), Coelba, Embasa, Defesa Civil, Comando de Policiamento Regional Leste da Polícia Militar (CPRL), Radioamadores e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).