As denúncias ocorreram esta semana, na tribuna da Câmara Municipal durante o pronunciamento do vereador Beldes Ramos (PT). O vereador, que também é professor, queixou-se da falta de materiais didáticos e de limpeza em escolas da rede municipal de ensino.

Beldes fez a leitura de um ofício enviado ao Sindicato dos Camelôs de Feira de Santana (Sindicame) pela diretora da Escola Municipal Gente Miúda, onde esta solicita auxílio da entidade sindical, na esperança de resolver algumas dificuldades da referida instituição de ensino.

No documento, a diretora diz reconhecer o trabalho social que o Sindicame vem realizando com algumas instituições de Feira de Santana através de doações.

Com relação à Escola Municipal Gente Miúda, a diretora informa no ofício que a instituição recebe verba do Governo Federal, mas os recursos não são suficientes para suprir as necessidades.

Ela diz também que a Prefeitura de Feira de Santana tem contribuído pouco e salienta que o Governo do Município desde o início do ano letivo deste ano não tem enviado os materiais necessários ao atendimento da comunidade escolar, principalmente  material de limpeza e didático.

A diretora  acrescenta que materiais de limpeza, a exemplo de papel higiênico, detergente e desinfetante, estão sendo disponibilizados pelos os professores e a direção.

“Essa situação que a Escola Municipal Gente Miúda está vivendo ocorre  em toda a rede municipal de ensino, ou seja, desde quando iniciou o ano letivo que as escolas não estão sendo atendidas no básico do seu material. As escolas estão se virando através de doações”, reclamou o edil.

Beldes ressaltou ainda que, ao visitar outras escolas da rede municipal, percebeu que não há manutenção na parte física. Ele observa que a Prefeitura Municipal tem feito muitas propagandas no que diz respeito à construção de escolas. Em sua opinião, é importante que Feira de Santana tenha mais instituições de ensino, porém alerta que o Governo do Município não pode deixar de atender as escolas já existentes.

“Não estou discordando das creches que devem ser construídas, mas a cultura do prefeito José Ronaldo só é uma: construir, fazer a fachada e funcionar mal, muito mal”, afirmou o petista.