A proposta do programa é promover a inclusão dos jovens que deixaram a escola e não puderam concluir o ensino fundamental.

Estão abertas até o dia 30 de abril as matrículas para o Projovem Urbano, programa destinado a jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. Em Feira de Santana o ProJovem é oferecido em cinco escolas da Rede Municipal de Ensino. Para fazer a matrícula, basta se dirigir a uma das escolas portando documentos pessoais. Além de concluírem os estudos, os jovens se qualificam profissionalmente e poderão ainda receber uma ajuda de custo no valor de R$ 100 reais.

Numa parceria entre o Ministério da Educação e a Secretaria Municipal de Educação, o Projovem Urbano é oferecido nas escolas: Rubens Carvalho (situada no bairro Pampalona), Estér Santana (Mangabeira), Ana Maria Alves dos Santos (Feira X), Valdemira Alves de Brito (Sítio Matias) e Chico Mendes (Campo Limpo).

Tanto os jovens que abandonaram a escola em alguma etapa quanto aqueles que nunca estudaram podem se matricular, conforme explica o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo.

A proposta do programa é justamente promover a inclusão dos jovens que deixaram a escola e não puderam concluir o ensino fundamental. Sua metodologia é desenvolvida a partir da integração do currículo escolar em dois eixos principais: a Participação Cidadão, que prevê a integração do jovem em sua comunidade como líder social; e a Qualificação Profissional, a partir da qual os jovens têm a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho.

As aulas vão ser iniciadas no dia 7 de maio e são oferecidas de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, nas cinco escolas. Os alunos que registrarem 75% da freqüência em sala de aula e das atividades terão direito a bolsa-auxílio no valor de R$ 100,00 por mês.

Este ano, uma novidade beneficia sobretudo as jovens que já são mães e não têm com quem deixar seus filhos enquanto estão na sala de aula. As crianças de zero a oito anos serão acolhidas nas próprias escolas por monitores, em uma sala devidamente estruturada para essa assistência.

O Projovem foi oferecido anteriormente em Feira de Santana entre os anos de 2009 e 2010, quando dois mil jovens concluíram o ensino fundamental.