O sanfoneiro Bié faz a maior festa tocando forró e samba, todas as segundas-feiras, no Centro de Abastecimento. (Foto: Janio Rego)
O sanfoneiro Bié faz a maior festa tocando forró e samba, todas as segundas-feiras, no Centro de Abastecimento. (Foto: Janio Rego)

O sanfoneiro Bié dos Oito Baixos tem se tornado um dos fenômenos da cultura popular existentes em Feira de Santana. Apesar de ter sido proibido de tocar, o sanfoneiro voltou a fazer seu forró. Ele continua animando a maior festa tocando seus forrós e sambas todas as segundas-feiras, no Centro de Abastecimento.

Bié tornou-se bastante conhecido quando o jornalista Jânio Rego, por meio de várias matérias e comentários em redes sociais, expôs a perseguição sofrida por ele.

O sanfoneiro Bié foi ameaçado por Delorme Martins, diretor/administrador do Centro de Abastecimento de Feira de Santana, contrário à manifestação do virtuoso artista popular naquele local, de perder sua sanfona. No início de junho deste ano, o medo de perder seu precioso bem, fez o tocador parar suas apresentações. Muitas pessoas que foram ao Centro para almoçar e ver o samba não encontraram Bié, o tocador do povo teve sua sanfona silenciada.

Mas, uma verdadeira campanha contra a perseguição sofrida por Bié e sua sanfona foi alimentada nas redes sociais. O modesto artista popular finalmente voltou a se apresentar e a fazer o seu famoso “samba” no Centro. A cultura popular venceu a estupidez!

Bié se apresenta num dos restaurantes de comidas típicas do Centro de Abastecimento e, por volta do meio dia, um verdadeira festa anima os comerciantes e clientes. O samba do sanfoneiro Bié já virou uma atração do local.

Jamil Souza