Um dos fenômenos da cultura popular, o sanfoneiro Bié dos Oito Baixos será uma das atrações da intervenção artística e cultural realizada no Beco da Energia, no coração do centro comercial de Feira de Santana, neste domingo (4). Além do “samba de Bié”, hip hop, street dance, muito cordel e o uma oficina com o artista Luiz Natividade e sua xilogravura prometem movimentar o beco.

O sanfoneiro Bié faz a maior festa tocando forró e samba, todas as segundas-feiras, no Centro de Abastecimento. Ele se apresenta num dos restaurantes de comidas típicas e um verdadeiro samba anima os comerciantes e clientes, o sanfoneiro já se transformou uma atração do local.

Bié tornou-se bastante conhecido quando o jornalista Jânio Rego, por meio de várias matérias e comentários em redes sociais, expôs a perseguição sofrida por ele que, ameaçado por Delorme Martins, diretor/administrador do Centro de Abastecimento de Feira de Santana, contrário à manifestação do virtuoso artista popular naquele local, teve sua sanfona silenciada.

Luiz Natividade apresentando seu trabalho na Feira do Livro de Feira de Santana. (Foto: Arquivo pessoal / Facebook)
Luiz Natividade apresentando seu trabalho na Feira do Livro de Feira de Santana. (Foto: Arquivo pessoal / Facebook)
O sanfoneiro Bié faz a maior festa tocando forró e samba, todas as segundas-feiras, no Centro de Abastecimento. (Foto: Janio Rego)
O sanfoneiro Bié faz a maior festa tocando forró e samba, todas as segundas-feiras, no Centro de Abastecimento. (Foto: Janio Rego)

Uma verdadeira campanha contra a perseguição sofrida por Bié e sua sanfona foi alimentada nas redes sociais. O modesto artista popular finalmente voltou a se apresentar e a fazer o “samba” no Centro.

As ações promovidas pelo Movimento O Beco é Nosso foram iniciadas dia 5 de julho quando vários grafiteiros capitaneados pelo tatuador, músico e artista plástico Marcio Punk coloriram as paredes do beco com luz e cor. Desde então, diversas ações têm revitalizado o beco localizado entre as ruas Marechal Deodoro e Conselheiro Franco. O Beco da Energia é um dos últimos redutos de casas de prostituição do centro de Feira de Santana.

Todas as ações artísticas e culturais no Beco da Energia tem a aprovação das senhoras que vivem e comercializam no local. A venda de cerveja passou a existir com a movimentação aos domingos que, segundo elas, antes “era uma dia morto” e as melhorias na limpeza e iluminação da rua são apontadas como positivo.

Essa semana, a biblioteca do beco foi ampliada com a chegada de mais duas geladeiras. Agora já são quatro as “geladeirotecas” abertas 24 horas com livros a disposição de toda a comunidade.

Jamil Souza