Desde que o Beco da Energia foi palco da intervenção de grafiteiros e artistas plásticos que embelezaram as paredes deste que é um dos mais antigos redutos de casas de prostituição, localizado no coração do centro comercial de Feira de Santana, muitas outras intervenções artísticas e culturais tem acontecido no espaço. No domingo passado (19), foi a vez do sound system do grupo Roça Sound invadir o beco com música.

O primeiro show musical no Beco da Energia aconteceu durante e após o desfile do Bando Anunciador da Festa de Santana e foi protagonizado pelo grupo Roça Sound. Os competentes e criativos artistas Paulo Bala e Nick Amaro fizeram o som para alegria de muitos artistas, ativistas culturais, estudantes, intectuais e de todos que foram curtir o som no beco antes, durante e depois do desfile do bando. Confira aqui.

Cheio de cor e luz, o beco foi invadido por música e se encheu de sorrisos. Diferente das outras edições em que as pessoas iam embora quando o Bando Anunciador passava pelo beco, dessa vez, muita gente permaneceu no Beco da Energia para curtir o show do Roça Sound.

O primeiro show musical no Beco da Energia aconteceu durante o desfile do Bando Anunciador da Festa de Santana, 19/07, com o grupo Roça Sound. (Foto: Jamil Souza)
O primeiro show musical no Beco da Energia aconteceu durante o desfile do Bando Anunciador da Festa de Santana, 19/07, com o grupo Roça Sound. (Foto: Jamil Souza)

Nascido no Conjunto Feira VII, periferia de Feira de Santana, o Roça Sound tem promovido com talento e competência a cultura sound system na cidade. Mesclando o reggae, o rap e outras vertentes da música negra feitas aqui e noutras parte do mundo, o duo feirense tem produzudo uma letra que aborda várias questões sociais e que dizem respeito aos que moram na periferia, como o transporte público. O Roça Sound têm tocado e animado a galera na boate Off Sina nas edições do projeto Sexta Black que aconteceram ano passado e prossegue em 2015.

Hoje (26) o beco voltará a ser palco para a arte e outras manifestações culturais, vai receber mais uma vez os traços e as tintas dos artistas visuais que estão atuando no área. Nas próximas semanas o Beco da Energia também receberá muitas outras atividades que já estão sendo programadas.

É importante ressaltar que as ações de arte e cultura que invadiram o Beco da Energia levaram respeito e dignidade para os tradicionais moradores e comerciantes da pequena rua. Idealizado pelo ator, compositor, artista plástico e tatuador feirense Márcio Punk, as intervenções artísticas e culturais no Beco da Energia contaram com o apoio voluntário de vários artistas, entre os quais Kbça Grafittii, Charles Mendes, Ivan Coelho, Don Guto, Gabriel Ferreira, Caique Oliveira e Magrelo.

Os artistas fizeram e ainda continuam fazendo a sua parte, resta agora que o poder público municipal abra os olhos e passe a cumprir com suas obrigações levando segurança e limpeza para aquele importante espaço de memória e história de Feira de Santana.

Muita gente curtiu o som do Roça Sound no Beco da Energia durante o desfile do Bando Anunciador, . (Foto: Jamil Souza)
Muita gente curtiu o som do Roça Sound no Beco da Energia após o desfile do Bando Anunciador, . (Foto: Jamil Souza)

Jamil Souza