O vereador Beldes Ramos (PT) afirmou que a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer de Feira de Santana não cumpriu sua parte acerca de um agendamento feito com antecedência para a realização de um evento cultural, no caso em questão, o concurso de quadrilhas juninas. A denúncia foi feita durante discurso na tribuna da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (5).

O petista afirmou que o dia 15 de junho deste ano estava agendado para acontecer no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto da Silva, do Governo Municipal, um concurso de quadrilhas juninas com a participação de várias cidades baianas. Mas, segundo Beldes, dias após o agendamento, o espaço foi cedido para realização de um evento esportivo.

Ainda segundo Beldes, o assessor dele reservou o espaço Oyama Pinto com quase um mês de antecedência. “A reserva foi colocada no sistema, no entanto, na última sexta-feira, chegou para gente um ofício da Secretaria dizendo que não seria mais possível ceder aquele espaço porque já tinha um agendamento de um campeonato de futsal”, afirmou.

O vereador, que faz oposição ao governo municipal, declarou que não quer acreditar que se trata de perseguição política. “Até porque o ofício foi encaminhado através do meu nome. Eu não sei se foi esse o motivo pelo qual foi negado o espaço. Eu quero aqui imputar isso a uma falta de atenção, incompetência ou irresponsabilidade”. Beldes poupou o secretário Jailton Batista de suas críticas, no entanto, fez questão de salientar que um dos prepostos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer disse que o referido espaço não poderia ser cedido para realização de festa.

Em relação ao isto, o vereador Beldes argumentou que o evento é de responsabilidade da Federação Baiana das Quadrinhas Juninas, que, segundo ele, tem a pretensão de resgatar as tradições juninas que se perderam ao longo dos anos. “Não está realizando festa; quadrilha junina é tradição, é cultura”, salientou. Na sequência, o petista ressaltou que os organizadores do campeonato de futsal prometeram abrir mão da data (15 de junho) para não prejudicar o concurso de quadrilhas juninas no espaço Oyama Pinto.

O líder do governo Carlito do Peixe (DEM) disse que irá buscar maiores informações junto a Secretaria de Cultura para poder se pronunciar sobre o caso.