No bolso da camisa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Feira de Santana vem indicando o papel da categoria: cuidar da Saúde da Família.

O Ministério da Saúde baixou portaria em março, com efeito retroativo a janeiro deste ano, estabelecendo o piso dos Agentes Comunitários de Saúde em R$ 871,00 em todo o país, mas a Prefeitura de Feira de Santana ainda não encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal estabelecendo o novo valor. Os agentes comunitários de saúde da cidade reivindicam ao Governo Municipal o pagamento do piso nacional da categoria.

Vereadora Cíntia Machado (PSL)

A vereadora Cíntia Machado fez a leitura na Tribuna da Câmara de um ofício do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, durante a sessão desta terça-feira (15), em que a entidade apela ao prefeito Tarcízio Pimenta pela regularização do quadro salarial. “Espero que o prefeito encaminhe o projeto para a Câmara”, afirmou a vereadora.

Para a vereadora Cíntia, o salário preconizado pelo Ministério da Saúde  é muito pouco ainda.  Em sua opinião, a reivindicação é justa. Ela conclamou os colegas vereadores a assinar documento pedindo ao prefeito o encaminhamento do projeto.

A vereadora disse que o agente comunitário é o profissional mais importante do posto de saúde. “Digo isso não desmerecendo médico e enfermeira. O agente é quem acompanha a vida do paciente. Vive na comunidade. É vizinho muitas vezes, do cidadão assistido. Faz o papel de pai, mãe, psicólogo, terapeuta. O posto não funciona sem ele. Deve ser valorizado”.