Considerada a maior seca dos últimos 47 anos na Bahia, a longa estiagem deste ano causou alterações nos festejos juninos. A festa de São João 2012 está comprometida em 37 dos 417 municípios da Bahia, segundo informou esta semana (10) a União dos Municípios da Bahia (UPB). Vinte cidades baianas cancelaram o evento e 17 reduziram a programação dos festejos, de acordo com a UPB. Até agora, 223 municípios do estado decretaram situação de emergência.

Ainda segundo a União, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) publicou um decreto que orienta os gestores que os gastos com as festas juninas não podem ultrapassar valores gastos em anos anteriores e também devem levar em conta os recursos financeiros em caixa de cada prefeitura, para que as festas não prejudiquem a ação de combate à seca.

Os municípios que cancelaram os festejos juninos são: Pindobaçu, Casa Nova, Tapiramutá, Filadélfia, Miguel Calmon, Nova Fátima, Mirante, Várzea do Poço, Nova Itarana, Iramaia, Sítio do Quinto, Canudos.

Já as cidades que diminuíram o período da festa por causa da seca são: Senhor do Bonfim, Lençóis, Mucugê, Paulo Afonso, Piritiba, Amargosa, Jequié, Euclides da Cunha, Valente, Marcionílio Souza, Irecê, Campo Formoso, Santa Inês, Mortugaba, Botuporã, Boquira, Camaçari.

Situação de Emergência

Entre janeiro e abril deste ano, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), registrou um aumento de 272% nos decretos de emergência no Nordeste do Brasil, um número que subiu de 112 em 2011, para 417 este ano, o maior registro dos últimos cinco anos. Na Bahia, o número de cidades que decretaram estado de emergência chega a 228.

Somente em Feira de Santana, oito distritos estão  em situação de emergência desde o ano passado. A última chuva forte da cidade foi em novembro de 2011.

(Informações do G1)