O sistema de transporte coletivo urbano de Feira de Santana pode vir a ser explorado por outras empresas “antes que se encerre o primeiro semestre do ano”, foi o que disse o prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM). Acontece, nesta quarta-feira (21), a publicação dos editais da licitação por parte da Prefeitura Municipal. A afirmação do prefeito aconteceu, na tarde de ontem (20), durante entrevista concedida no prédio da prefeitura, o Paço Municipal Maria Quitéria.

De acordo com matéria no site oficial da Prefeitura, o processo licitatório, que tem por base a lei federal 8.666/93, permitirá a participação de qualquer empresa interessada, desde que preencha os requisitos pré-estabelecidos.

Confira a seguir, os critérios que, segundo a Prefeitura de Feira, irão nortear a escolha das empresas vencedoras do processo licitatório e alguns números e datas.

“Dentre os critérios adotados, ganha pontos, por exemplo, a empresa que fizer maior aproveitamento da mão de obra atual e que diminua a idade média dos ônibus, de 7 para 5 anos de fabricação. Quanto maior for o número de veículos novos apresentados, maior a pontuação na concorrência. Também ganha pontos dentro do critério técnico e de oferta, a empresa que demonstrar capacidade para operar o sistema no menor espaço de tempo possível.

Serão dois lotes. Entretanto, uma mesma empresa não poderá ganhar os dois lotes. Caso isso aconteça, a vencedora terá que optar. O contrato será de 15 anos, com direito a renovação. Cabe ao poder público municipal decidir pela renovação ou não do contrato. Segundo a comissão encarregada do processo licitatório, o prazo para a licitação é de 45 dias, devendo ocorrer em 16 de março próximo. O contrato atual com as empresas que estão explorando o sistema vai até o dia 15 de fevereiro. Caso haja necessidade a Procuradoria Geral do Município poderá emitir parecer concedendo prorrogação do prazo até que se conclua todo o processo licitatório.”

Na foto acima, um ônibus coletivo que pegou fogo e foi destruído em fevereiro de 2013 na Avenida Senhor do Passos, quase em frente à Prefeitura de Feira de Santana. Um  retrato do péssimo estado do transporte público na segunda maior cidade da Bahia. (Foto: Acorda Cidade)

Da Redação do BBG