Há 12 anos trabalhando como professora da Rede Estadual, Paloma Vanderlei não só aprova o governo do PT na Bahia como defende abertamente a eleição de Rui e a reeleição da presidente Dilma Roussef. Não escondendo certo temor com a possibilidade de um novo governo de Paulo Souto (DEM), a professora Paloma acusa o DEM de empreender uma “política de privatizações e desmantelamento da educação” durante os 8 anos de Souto que ela chamou de “passado nefasto”, citando o candidato Marcos Mendes do PSOL.

Enquanto acontecia o debate realizado, nessa terça-feira (30), pela TV Bahia (Rede Bahia) com os candidatos ao Governo da Bahia, Paloma comentava nas redes sociais as falas dos candidatos e fazia uma verdadeira análise.

Tão logo terminou o debate, a professora Paloma já resumia tudo em sua página no Facebook, apontou os seus favoritos e justificou citando uma fala do candidato do PSOL:

“Perfeita a conclusão de Marcos Mendes [PSOL]: “Não dê seu voto de protesto para voltar um passado nefasto, e sofrer as consequências” Pena que meus colegas professores não estão pensando assim! Mas o fato é que num momento crucial como este Votar em Dilma 13 e Rui 13, corresponde a real possibilidade de se ampliar e dar continuidade a um projeto que é macro! Compreendo que Rui 13 é a proposta real para discutirmos mudanças, ampliarmos os debates e apararmos as arestas! Não há a menor possibilidade de um retorno de Paulo Souto, sua política de privatizações e desmantelamento da educação! É o que há de mais nefasto! Como Rui disse: “Quem tá com Dilma, tá com RUI!!!! E não há lógica em ser diferente! Rumo á vitória!”

A professora diz que o governo de Paulo Souto (DEM) é um "passado nefasto". (Imagem Facebook)
A professora diz que o governo de Paulo Souto (DEM) é um “passado nefasto”. (Imagem Facebook)

A professora Paloma Vanderlei é servidora do Estado e ingressou na Educação em 2002, conheceu de perto as ações políticas do governo Paulo Souto e seu descaso com a Educação, sobretudo quando atuou em colégios do Estado da periferia de Salvador.

“Qual foi o incentivo mesmo que Paulo Souto deu aos professores? Eu bem lembro “os vestibulares ” que enfrentávamos para conseguir um progresso de carreira, ou a chamada certificação! Ahhhhhh … para que tá feio!! Escolas com boas estruturas? eu bem lembro a escola que dei aula em Vila Canária….separadas por madeirite! Sem cadeiras… nem quadro branco! ai ai…”, escreveu Paloma.

Paloma segue contrariando alguns colegas professores que dizem querer vingar-se do PT e do governador Jaques Wagner e declaram votar no candidato do DEM Paulo Souto, ela defende o governo Jaques Wagner e justifica isso citando os avanços que ocorreram nesse período, apontando a necessidade de manter “um projeto que é macro” e não pode e nem deve ser descontinuado.

A professora Paloma Vanderlei é formada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestra em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atualmente leciona no CEDMN em Salvador.

Jamil Souza