Chico Pinto, prefeito de Feira de Santana cassado pelo Regime Militar de 1964, teve o seu mandato simbolicamente restituído na noite desta quinta-feira (08). A Câmara Municipal da cidade realizou uma sessão solene que contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e admiradores do político feirense que foi um dos grandes nomes da resistência á Ditadura Militar e que lamentavelmente não viveu para ver este dia. Francisco José Pinto dos Santos – Chico Pinto, o maior político feirense e um dos mais importantes do Brasil, faleceu aos 77 anos, no dia 19 de fevereiro de 2008, no hospital San Raphael em Salvador, onde permaneceu internado por três meses lutando contra um câncer, e foi enterrado no Cemitério Piedade em Feira de Santana.

Eleito democraticamente prefeito de Feira de Santana pelo PSD em 1962, Chico Pinto tomou posse em 63 e empreendeu um mandato popular e bastante à frente do seu tempo, inovou sendo um dos primeiros a criar e adotar o orçamento participativo. Suas ações á frente da administração do município contrariava as elites tradicionais da época. Cassado e preso em 64, Pinto foi, nos anos que se seguiram, um dos mais ferrenhos críticos do Regime Ditatorial importo pelos Militares no poder.

Como Deputado Federal, seus discursos corajosos na defesa da democracia lhe custaram mais uma vez a liberdade e novamente foi cassado. Chico Pinto foi deputado por quatro mandatos entre os 70 e o fim dos 80, quando integrou a Assembleia Nacional Constituinte.

Sobre a atuação do Deputado Chico Pinto na Câmara Federal, Fernando Lyra, um dos seus colegas, assim o descreveu em matéria da Carta Capital publicada em 18/12/2012: “E Chico Pinto? Cassado por criticar Pinochet é algo tão surreal. Chico não só foi cassado como preso, julgado e condenado. A Câmara dos Deputados o processou e o Supremo Tribunal Federal o condenou, suspendendo o seu mandato e o aprisionando.”

Em nota sobre o seu falecimento em 2008, o site da Câmara dos Deputados assim o descreveu: “… o advogado, jornalista e ex-deputado Chico Pinto, que atuou na Câmara entre 1971 e 1991 e foi um dos fundadores do chamado “grupo autêntico” do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o mais combativo núcleo parlamentar de oposição ao regime militar na década de 70.”

O feirense Chico Pinto foi, sem dúvidas, o maior político de Feira de Santana. E sua contribuição na defesa da liberdade e democracia é um fato reconhecido pela História. Hoje, 8 de maio de 2014, a mesma Câmara Municipal que lhe obrigou a deixar a prefeitura em 1964, tardiamente reconhece o erro e restitui simbolicamente o mandato de Chico Pinto.

Jamil Souza