O secretário municipal de Cultura, Exporte e Lazer Jailton Batista fez uma análise da 38º Exposição Agropecuária de Feira de Santana, a Expofeira 2013, em entrevista concedida ao Blog Bahia Geral, durante a apresentação do forrozeiro Adelmário Coelho, neste sábado (7), penúltimo dia da festa. Na ocasião o secretário falou, dentre outras coisas, sobre os valores investidos na festa. Afirmou o que o valor empregado pelo governo estadual foi de apenas 30 mil reais, “quase nada” já que o investimento total na foi de mais de 1 milhão de reais e que envolveu várias secretaria municipais. Embora o secretário tenha considerado as dificuldades enfrentadas pelo governo estadual, considerou que o investimento direto foi “muito pequeno”.

Sobre a festa o secretário afirmou: “O tempo vai passando e a festa vai se aprimorando”. Também comentou sobre as mudanças no espaço de shows no Parque de Exposição João Martins da Silva, afirmou que elas foram fundamentais para melhoria da festa. Citou como exemplo a organização dos barraqueiros, mudança do palco e do acesso das bandas pelo fundo que, na sua opinião, são “pequenas mudanças que acabam que tendo um grande efeito”.

Jailton afirmou que a Expofeira precisa ser “requalificada e ampliada” para que se torne uma grande feira de negócios com foco na gestão moderna do campo e no agronegócio, contudo, sem desconsiderar a agricultura familiar. Citou o “sentimento de equipe” como sendo fundamental para reforçar a Exposição Agropecuária de Feira de Santana e transformá-la numa grande feira de negócios e apontou alguns caminhos para isso.

Sobre política, Jailton Batista adiantou que não será candidato a deputado na próxima eleição. De forma contundente, afirmou que não nem tem nenhuma pretensão de concorrer a cargos eletivos.

O secretário Jailton Batista também falou dos novos projetos da secretaria de Cultura para 2013. Adiantou que está sendo preparada uma Jornada Cultural para o mês de dezembro, durante o natal.  Ele mencionou o empenho da Secretaria de Cultura nesse projeto que pretende promover várias atividades culturais entre os dias 10 a 23 de Dezembro deste ano. “Desde março estamos envolvidos nesse projeto”, afirmou.

Jamil Souza