A Câmara Municipal realizou, na manhã desta quinta-feira (12), sessão especial com o propósito de discutir a situação dos camelôs, ambulantes e feirantes que atuam em Feira de Santana, atendendo requerimento de nº 69/2013, de autoria do vereador Beldes Ramos. O evento foi conduzido pelo presidente do Legislativo feirense, Justiniano França.Na sessão especial foram debatidos o aumento da informalidade no mercado de trabalho; os problemas gerados com a ocupação irregular de calçadas por ambulantes, produtos e barracas; a contribuição da economia popular para o desenvolvimento local de Feira de Santana; criação de locais específicos e estratégicos para que esses pequenos comerciantes possam exercer suas atividades com dignidade, entre outros.

Foram apresentados estudos acadêmicos sobre o tema, críticas, ações, avanços e sugestões para melhoria das condições de trabalho e ordenamento do centro comercial. Alguns debatedores reclamaram de discriminação e  violência sobre os trabalhadores clandestinos e de ausência de políticas públicas includentes.

Câmara discute situação dos trabalhadores informais no centro comercial (12.09.2013)
Durante a sessão foram apresentados estudos acadêmicos sobre o tema, críticas, ações, avanços e sugestões para melhoria das condições de trabalho e ordenamento do centro comercial.

Compuseram a mesa juntamente com o vereador Justiniano: Ana Mary Cardoso de Menezes, 1ª secretária do Sindicato dos Camelôs (SINDICAME); José Raimundo Oliveira Lima, professor de Economia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e coordenador do Programa e Pesquisa em Economia Popular e Solidária; Robson da Paixão Leite, presidente da Associação Feirense dos Vendedores Ambulantes (AFEVA); Reginaldo dos Santos, diretor social do Sindicato dos trabalhadores Livre em Feira de Santana; Adriano Raimundo Cerqueira Costa, coordenador da Unidade de Inclusão Sócio-produtiva Portal do Sertão (UNIS); e o deputado estadual, José Neto.

Também prestigiaram o evento Ivo da Silva Brito, presidente do SINDICAME); José Ferreira Sales, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Kessia Souza Leal Carneiro, coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal; Nilton Caribé Junior, diretor comercial da Associação Comercial de Feira de Santana; os ex-vereadores Angelo Almeida e Magno Felzemburg, presidente da Associação de Proteção e Defesa do Consumidos (Protege); além dos vice-presidentes da Associação Comercial, Paulo Tadeu Martins de Barros e Norma Célia Boaventura.

Os vereadores Isaias de Diogo, Gerusa Sampaio, José Carneiro, Neinha, Alberto Nery, Correia Zezito e David Neto também estiveram presentes na sessão especial. O evento contou ainda com a participação de trabalhadores informais, profissionais de imprensa e pessoas da comunidade, que lotaram as galerias da Casa Legislativa.