A necessidade de adequação do Corpo de Bombeiros a uma cidade do porte de Feira de Santana foi o que motivou o vereador Correia Zezito (PTB) a debater o assunto durante a sessão da Câmara Municipal. Por meio do requerimento 41/2013, o vereador feirense propôs um estudo para viabilizar a instalação de Unidades Avançadas do Corpo de Bombeiros e lançamento do Código de Incêndio Estadual em Feira de Santana.

A justificativa é que a Corporação de Bombeiros tem prestado bons serviços ao estado da Bahia, “mas precisa ser equipada de acordo com a Portaria Circular 052/77 / 012/77, do Instituto de Resseguros do Brasil, sendo necessário um Trem de Combate a Incêndio de 13 veículos pesados, visto que a cidade possui uma população de mais 600 mil habitantes e, atualmente, há apenas duas viaturas que servem ao município e 54 cidades da região”.

O documento justifica ainda que se depender do Padrão Internacional, seriam necessários 60 veículos do Corpo de Bombeiros para atender ao município. Também há a necessidade da construção de mais duas bases, para um melhor atendimento à população.

Quanto ao problema de verbas para a construção dessas bases, o requerimento informa que há recursos financeiros, em virtude da lei nº 12.609, de 27 de dezembro de 2012, que no art. 9º cria a Taxa de Incêndio, onde está previsto uma arrecadação de R$ 120 milhões.

O requerimento foi aprovado na sessão legislativa de ontem, terça-feira (23), por unanimidade dos vereadores presentes.