Vereador Marialavo Barreto (PT).

O município de Feira de Santana vai fechar o ano de 2012 sem safra. A observação é do vereador Marialvo Barreto (PT), que é geógrafo e professor de Climatologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Em  seu pronunciamento na Câmara Municipal, nesta terça-feira (26), o petista disse que as recentes chuvas que caíram na zona urbana de Feira de Santana não chegaram à zona rural com a mesma intensidade.

“Até poucos dias atrás nós estávamos falando da dificuldade de água na zona rural, do abastecimento com carros-pipa. Agora, a seca toma nova dimensão. Não houve chuva para plantar e não há mais tempo para colheita. Prepara-se para ver a zona rural de Feira de Santana com dificuldades”, alertou.

Marialvo salientou que se não houver chuvas, mesmo em poucas proporções, no período do inverno, quando chegar os meses de outubro e novembro “a zona rural não vai ter uma gota de água nem para matar a sede de passarinho”.

Em sua opinião, devido à gravidade da seca, “o dinheirinho que a pessoa recebe da aposentadoria e do Bolsa-Família vai ser só para comprar comida, porque, este ano, não terá produção agrícola na zona rural de Feira”. O petista observa que Feira de Santana “abandonou” o campo.