Câmara Municipal de Feira de Santana.

A realização de um trabalho de caráter preventivo contra incêndios em Feira de Santana foi o ponto principal das discussões durante sessão especial realizada nesta quinta-feira (26), na Câmara Municipal. Representantes de vários segmentos da comunidade participaram do evento e reafirmaram a necessidade de um convênio de cooperação entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros.

Para o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, José Aristóteles Rios Néri, a obrigatoriedade das novas edificações terem hidrantes foi um passo à frente na questão da prevenção de incêndios. No entanto, ele considerou que as ações preventivas ainda não são adotadas na sua plenitude e afirmou que esta não é uma responsabilidade apenas do poder público, mas de todos.

O coordenador da Defesa Civil de Feira de Santana, Jorge Antônio Prudente, falou sobre o histórico da legislação sobre incêndios no Brasil e no mundo. Já Antônio Sérgio Aras, presidente da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Senatest), lembrou que Feira de Santana é a única cidade do interior da Bahia que possui legislações específicas sobre incêndios.

Seguindo a ideia da prevenção, segundo a qual “não há mérito algum em se combater um incêndio que poderia ter sido evitado”, o capitão Marcos Vinícius Carneiro Moreira, oficial do Grupamento de Bombeiro Militar de Feira de Santana, apresentou dados significativos sobre a incidência de incêndios em Feira de Santana.

De acordo com o quadro demonstrativo apresentado pelo capitão Moreira, foram registrados 277 incêndios em 2010 e 377 no ano passado. Houve crescimento nos incêndios de veículos (31 a 50), em vegetação (23 contra 76), e provocados por vazamento de GLP (8 a 21).

Também participaram da sessão, que foi presidida pelo vereador Justiniano França, o comandante do 2º GBM, coronel Marcelo José Soares Alves, e o gerente da Embasa, Neidson Silveira. A iniciativa foi do vereador Carlos Alberto Rocha.