Angelo Almeida rebate críticas sobre o Hospital Estadual da Criança
O vereador Angelo Almeida (PT), esta semana em pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, rebateu as recentes críticas ao Hospital Estadual da Criança (HEC) feitas pelo vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM).
Angelo Almeida apresentou um balanço dos serviços prestados pela unidade hospitalar desde o início da sua implantação em Feira de Santana, em agosto de 2010, até o final de junho deste ano.
O petista disse que, em média, o Hospital Estadual da Criança realiza 100 atendimentos diários. Segundo ele, foram 109.147 atendimentos, sendo 1.023 cirurgias, 78.186 exames diagnósticos e 2.641 internamentos. Angelo também informou que o HEC realizou 2.600 consultas e 27.462 crianças foram atendidas no setor de urgência e emergência.
Ele destacou também que a instituição conta com 145 leitos ativos, sendo 108 leitos normais e 37 semi UTI. Salientou ainda que o HEC dispõe de 811 pessoas no quadro de funcionários, sendo 541 colaboradores diretos, 116 médicos, 95 enfermeiros e 59 profissionais na equipe multidisciplinar.
Logo depois de apresentar os números, Angelo Almeida declarou: “eu penso que quem anda falando que o HEC é para turista deveria ter um pouco de sensibilidade política e humana e pegar uma pesquisa como esta aqui e colocá-la na cabeceira da cama, para quando acordar todos os dias ler o conteúdo e se envergonhar das críticas”.
De acordo com o edil, o HEC é uma hospital que enfrenta dificuldades como qualquer outra instituição pública de saúde do Brasil. Para Angelo, a população de Feira de Santana está satisfeita e se orgulha em ter uma unidade hospitalar de âmbito estadual.
Na oportunidade, Angelo ressaltou que há uma dificuldade no mundo inteiro em formar médicos com especialização na área de pediatria, principalmente em Feira de Santana. Conforme o petista, sensível aos problemas do município, o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, recentemente fez uma visita a cidade com intenção de estabelecer políticas públicas de incentivo à formação de pediatras.
“O governo vai financiar novas vagas em residências, dando recursos aos estudantes recém formados para que eles sejam estimulados a seguir a área de pediatria. Feira de Santana vai ser beneficiada porque tem uma Universidade Estadual de Medicina que vai formar médicos, onde eles terão na residência do Hospital da Criança a oportunidade de se capacitar e obter conhecimentos práticos”, assegurou, salientando que atualmente a saúde promovida pela administração estadual é muito superior ao do governo passado.