Representantes de 249 municípios baianos estão, em Salvador, para discutir propostas de políticas públicas durante a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil. O evento de abertura ocorreu nesta terça-feira (3), no Hotel Pestana, com a presença do governador Jaques Wagner e continua até esta quarta-feira (4).

Durante a conferência estadual serão homologados dez princípios e 30 diretrizes, e escolhidos 100 delegados que representarão a Bahia na etapa nacional, de 4 a 7 de novembro, em Brasília. No primeiro dia, foram debatidos quatro eixos temáticos – Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres; Integração de Políticas Públicas Relacionadas à Proteção e Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

“Esta é maneira de estruturarmos a Defesa Civil principalmente das pequenas cidades baianas, que não têm recursos suficientes para se organizar sozinhas e precisam do apoio do estado. Desastres acontecem em todos os lugares e, por isso, queremos fazer uma rede protetora para prevenção de desastres”, afirmou o governador Jaques Wagner.

Mapa de risco

De acordo com o superintendente de Proteção e Defesa Civil, Salvador Brito, o Governo do Estado tem realizado diversas ações visando a defesa civil, como projeto de elaboração de mapa de risco. Para isso, estão sendo realizados estudos em áreas de riscos. Uma das análises ocorreram no bairro de Canabrava, em Salvador, onde foram identificados locais com riscos de deslizamento, e também no município de Lauro Freitas, onde foram indicadas áreas de inundações.

Secom-Ba