“A Bahia vive a pior seca dos últimos 50 anos”. Essa foi a frase repetida várias vezes durante sessão especial promovida nesta quarta-feira (17), cujo tema foi A seca e seus feitos na Bahia. O encontro, proposto pela presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria e o deputado estadual Cacá Leão, teve por objetivo reunir deputados, prefeitos, associações e representantes de órgãos públicos para que, juntos, encontrem alternativas para minimizar os efeitos da seca que vem assolando o Estado.

Cacá Leão ressaltou a importância da audiência publica e do trabalho que vem sendo executado pelo governo para ajudar nessa questão. “Sabemos da luta dos governos estadual e federal, e da Casa em relação à seca que atinge a Bahia. São mais 200 municípios em situação de emergência, e por conta disso, a presidente Dilma aumentou a doação de recurso em R$ 9 bilhões”.

“A seca e seus feitos na Bahia” foi o tema da sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia que debateu a seca em nosso Estado.

A presidente da UPB disse que a ideia de reunir os prefeitos foi compartilhar com os deputados as necessidades dos municípios.

“Viemos aqui para cada prefeito buscar sensibilizar os deputados para que junto ao governo do Estado, sejam colaboradores para amenizar a seca. É preciso fazer obras estruturantes, criar alternativas para que a população tenha como sobreviver. É necessário se ter agilidade para chegar os recursos a quem precisa”, enfatizou a presidente da UPB.

Presente na audiência, o secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, destacou ações que vem sendo desenvolvidas pelos governos federal e estadual e projetos futuros para colaborar na diminuição do problema.

“Em toda a minha vida na agricultura, nunca vi uma situação dessa na Bahia. Já rodei mais 250 cidades e, infelizmente, vamos levar décadas para recuperar a agropecuária baiana. Mas o governo do Estado, desde o momento que a situação da seca começou a se agravar, decidiu criar um comitê de convivência com esse problema, se reunindo semanalmente. Um comitê que se torna itinerante também, já que realiza visitas aos municípios para acompanhar e buscar soluções na diminuição da seca”, disse.

Na oportunidade, o deputado estadual líder do governo na AL-BA, Zé Neto (PT) salientou a aprovação, por unanimidade dos deputados, de 50 milhões de dólares – através do Projeto de Lei nº 20.225/2013, de autoria do Estado – na noite de ontem para financiar o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável na Região Semiárida da Bahia – PROSEMIÁRIDO. “Esse aprovação é para ser comemorada, pois vivemos um momento muito difícil e precisamos pensar em colaborar para amenizar esse sofrimento da seca no nosso Estado”, disse.

Zé Neto também lembrou que, até o final do governo Wagner, R$ 7 bilhões de investimentos terão sido feitos pela Embasa. “Ainda não é o suficiente, queremos fazer muito mais e, para que isso ocorra, precisamos ajudar a otimizar a função do Estado, sair dessa audiência apresentando documento com propostas sérias, respeitando o povo baiano. Defendo com muito vigor o projeto do governador Wagner e torço para que desse encontro, saiam proposições que tragam soluções para a Bahia. A oposição tem que deixar de fazer discurso fácil e apresentar soluções para ajudar na situação do nosso Estado”, frisou.

Fonte: Ascom/Deputado Zé Neto