A matriarca da família Veloso, Dona Canô, foi sepultada por volta das 12:00hs desta quarta-feira (26) em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano. Ela morreu na terça-feira (25), aos 105 anos, em casa, na companhia dos filhos após passar a noite de Natal com eles, dez dias depois de sofrer uma isquemia. Milhares de moradores da cidade acompanharam o sepultamento.

Caetano Veloso e Maria Bethânia durante o velório de Dona Canô.

Os filhos famosos, Caetano e Bethânia, acompanharam o velório da mãe, que começou na residência da família com acesso restrito aos mais próximos. Depois, o corpo de Dona Canô saiu da casa da família no final da tarde de ontem em um cortejo marcado pela emoção e muitos aplausos até o Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, no centro da cidade, onde outros amigos e admiradores tiveram acesso à cerimônia do velório que se estendeu até a manhã desta quarta-feira.

Caetano Veloso e Maria Bethânia não falaram com a imprensa sobre a morte da mãe. Houve uma missa na Igreja da Nossa Senhora da Purificação, onde Dona Canô comemorou seu último aniversário, em 16 de setembro. Bethânia, visivelmente uma das mais abatidas, segurou o caixão em todo o percurso.

Por conta da morte da mãe, a cantora adiou dois shows que faria em Porto Alegre nos dias 8 e 9 de janeiro. As apresentações no Teatro do Sesi, parte da turnê Carta de Amor, devem ser transferidas para nova data, ainda não divulgada. O show seguinte, em Aracaju, no dia 20 de janeiro, está mantido na agenda da cantora.