O mais importante evento do futebol mundial é também um dos maiores acontecimentos do esporte no planeta. E após 64 anos, o Brasil volta a sediar a Copa do Mundo. O vento organizado pela toda poderosa Federação Internacional de Futebol (Fifa) teve críticas e sofreu manifestações por diversos motivos, que vão do gasto exagerado com as arenas da Copa enquanto necessidades prementes como educação, saúde e segurança pública são tratados com aparente descaso pelos governantes, ao abuso de exigência feitas pela Fifa que não deixam dúvida quanto à quem pertence o mundial de futebol.

Críticas e manifestações de um lado e do outro muita vibração e expectativa da população brasileira que, como em outras Copas do Mundo, vão ver tudo do bom e velho aparelho de televisão. No caso de muitos, os jogos serão vistos numa TV nova e com qualidade HD o que deixa tudo mais bonito e faz qualquer espetáculo algo grandioso e, no caso da Copa Mundo, as imagens farão jus a este tão grande evento. Um avanço abismal em relação aos primeiros eventos realizados no passado, a exemplo da Copa do Mundo de 1950 quando tudo era acompanhado pelo rádio e as poucas imagens nem de longe lembram o grande aparto tecnológico usado na transmissão dos jogos que começas nesta quinta-feira 12 de junho e que certamente vai entrar para história do esporte, com o primeiro jogo desta Copa no Brasil.

A partida de abertura será realizada hoje (12) na Arena Corinthians, em São Paulo, entre as seleções do Brasil e da Croácia. O jogo está marcado para as 17h (horário de Brasília). Ao todo, 64 partidas serão disputadas ao longo da competição, que segue até o dia 13 de julho.

Os que terão o privilégio de assistir aos jogos nas modernas arenas espalhadas em várias cidades do Brasil, devem ficar atentos. Para chegar aos estádios, os torcedores deverão estar atentos às diversas mudanças no trânsito. Em cada uma das 12 cidades-sede foi adotado um esquema diferente para uso do transporte público e estacionamento de carros particulares.

Esta foi a tônica dos protestos durante os jogos do Brasil na Copa das Confederações em 2013. (Foto: Reprodução)
Esta foi a tônica dos protestos durante os jogos do Brasil na Copa das Confederações em 2013. (Foto: Reprodução)

Os motivos para as críticas aumentam, com as diversas mudanças no entorno das arenas, entidades que defendem os direitos de quem tem mobilidade reduzida estão preocupadas com o acesso aos locais dos jogos. Chegar ao estádio com facilidade e segurança pode ser um desafio para quem quiser acompanhar os jogos do Mundial.

Dentro do estádio, o torcedor deve estar atento às diversas restrições impostas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Nas arenas não será possível entrar com tablets nem com mochilas ou sacolas grandes. Durante as partidas do Mundial, também não será permitida a entrada com instrumentos que produzam som excessivo, tais como megafones, sirenes, vuvuzelas e, inclusive, a caxirola.

A Copa do Mundo de 2014 tem levado os brasileiros a demonstrarem o seu patriotismo de forma diversa de outras copas. Desta vez, estejam nas grandes arenas torcendo, seja em frente à TV assistindo os jogos da seleção ou estejam nas ruas fazendo manifestações e com palavras de ordem, todos os brasileiros estão com o Brasil na cabeça. A motivação podes diferir, mas, a emoção e o carinho pelas cores do Brasil são evidenciadas por todos.

Jamil Souza