A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse que os resultados do Censo 2010, divulgados ontem (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram os avanços sociais do país na última década. Ela ressaltou a queda no indicador de mortalidade infantil e o aumento da frequência escolar, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, as mais pobres.

“É um avanço espetacular. Em uma década, a mortalidade infantil caiu praticamente pela metade”, disse a ministra por meio de nota. O número de óbitos de crianças menores de 1 ano passou de 29,7 para 15,6 em cada mil nascidas vivas, uma queda de 47,6%. No Nordeste, o índice caiu de 44,7 para 18,5 óbitos, redução de 58,6%.

Na pesquisa, os principais fatores apontados como responsáveis pela redução da mortalidade infantil são as políticas de medicina preventiva, curativa, saneamento básico, programas de saúde materna e infantil, além da valorização do salário mínimo e dos programas de transferência de renda.

Em relação à presença na escola, Tereza Campello disse que o Bolsa Família acompanha a frequência de 13,3 milhões de alunos entre 6 e 15 anos. De acordo com o estudo do IBGE, o percentual de crianças fora da escola caiu 45,1% no Nordeste, estado com maior número de beneficiários do programa.

Segundo a ministra, os resultados da pesquisa reforçam a posição do Brasil como referência mundial em crescimento com inserção social. “O Brasil cresce porque inclui e inclui porque cresce”, disse.

Agência Brasil