Chefes de Estado dos cinco países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) já estão em Fortaleza para participar da 6ª Reunião de Cúpula do bloco, que começa nesta terça-feira (15) na capital do Ceará. A segurança do evento está reforçada por cerca de 2,3 mil militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira, em conjunto com agentes de órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais.

O acesso ao Centro de Eventos do Ceará, onde está sendo realizado o evento, só é permitido para veículos credenciados. A Secretaria da Segurança Pública do estado faz a segurança nas rotas, nos locais de hospedagem, escoltas, checagens do local do evento, de pessoal e viaturas, além da segurança do ambiente externo do local do encontro.

O documento informa também que as cinco nações do Brics tiveram avanços recentes e implementaram programas inovadores na área. O Brasil, a Rússia, Índia, China e a África do Sul também estão coordenando esforços em setores como agricultura, ciência e tecnologia, além de investir em pesquisa e desenvolvimento, o que poderia ter um impacto direto em países pobres.
As cinco nações do Brics estão no Nordeste para participar da 6ª Reunião de Cúpula do bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Reunidos em Fortaleza, os chefes de estado vão discutir a criação de um banco.
6ª Cúpula do Brics é realizada com segurança máxima em Fortaleza, no Ceará. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
6ª Cúpula do Brics é realizada com segurança máxima em Fortaleza, no Ceará. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, 4,4 mil agentes estão trabalhando no evento, incluindo membros da Polícia Militar, Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e da Perícia Forense. Outras forças parceiras também reforçam as ações de segurança durante a reunião do Brics, como Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Federal, e Polícia Rodoviária Federal. As ações são integradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional, para onde as informações e imagens captadas na cidade são enviadas em tempo real.

Ontem (14) empresários, ministros e presidentes de bancos centrais debateram as relações econômicas entre os países do Brics. Hoje, os chefes de Estado dos cinco países vão deliberar sobre a criação do novo banco de desenvolvimento do bloco e de um fundo de reservas para os países do bloco. Amanhã (16), em Brasília, acontece uma reunião de trabalho entre os mandatários dos países do Brics e chefes de Estado e de Governo da América do Sul. Agência Brasil