Uma delegação de empresários dos Estados Unidos viajará para Cuba, na semana que vem, para analisar a situação econômica e buscar novas oportunidades de investimento. A informação foi divulgada ontem (19) pela Câmara de Comércio norte-americana.  A comitiva será chefiada pelo presidente da instituição, Thomas Donohue.

“Esta viagem vai nos dar uma ideia, em primeira mão, das mudanças na política econômica [cubana] e se isto poderá criar possibilidades de fazer negócio”, disse Donohue, em comunicado divulgado pela Câmara de Comércio dos Estados Unidos.

Conhecido em Cuba como "el bloqueo", o embargo imposto pelos EUA ao governo cubano em 1962, é considerado um dos mais longos do mundo contemporâneo e consiste em uma interdição de caráter econômico, financeiro e comercial, foi movido pelo temor de que a Revolução Cubana se espalhasse por toda América Latina. (Foto: Reprodução)
Conhecido em Cuba como “el bloqueo”, o embargo imposto pelos EUA ao governo cubano em 1962, é considerado um dos mais longos do mundo contemporâneo. (Foto: Reprodução)

A viagem foi autorizada pelo Departamento do Tesouro – órgão responsável pela emissão de autorizações de viagem à ilha. O procedimento é realizado por causa do embargo que os Estados Unidos impõe à Cuba, há cinco décadas.

O anúncio da visita foi feito no mesmo dia em que dezenas de personalidades do mundo político, intelectual, econômico e das forças armadas dos Estados Unidos pediram, em uma carta aberta dirigida ao presidente Barack Obama, mais medidas presidenciais para permitir uma maior interação com Cuba e acelerar as mudanças na ilha.

El Bloqueo é um assunto controverso

Conhecido em Cuba como “el bloqueo”, o embargo imposto pelos EUA ao governo cubano em 1962, é considerado um dos mais longos do mundo contemporâneo e consiste em uma interdição de caráter econômico, financeiro e comercial, foi movido pelo temor de que a Revolução Cubana se espalhasse por toda América Latina.

Na comunidade internacional, o embargo dos Estados Unidos a Cuba é um assunto bastante delicado e gera controvérsias, além de não ser apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2007, na Assembleia Geral das ONU, o embargo dos Estados Unidos a Cuba foi condenado pela décima sexta vez. Na ocasião, os países que se demonstraram favoráveis ao embargo foram os seguintes: EUA, Ilhas Marshall, Palau e Israel.

Com informações da Agência Brasil