O número de países envolvidos na busca pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines subiu para 25, num momento em que as buscas ganham um novo impulso. A informação foi dada ontem (16) pelas autoridades malaias.

“O número de países envolvidos nas buscas e no resgate passou de 14 para 25, o que coloca novos desafios de coordenação e diplomacia aos esforços de localização”, disse o ministro da Defesa e Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein.

Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Turquemenistão, Paquistão, Bangladesh, Birmânia, Laos e França são os novos países envolvidos nas buscas pelo avião da Malaysia Airlines, desaparecido há mais de uma semana com 239 pessoas a bordo.

O voo MH370 saiu de Kuala Lumpur em direção a Pequim na madrugada de 8 de março e desapareceu do radar 40 minutos depois de decolar. (Foto: Reprodução)
O voo MH370 saiu de Kuala Lumpur em direção a Pequim na madrugada de 8 de março e desapareceu do radar 40 minutos depois de decolar. (Foto: Reprodução)

O ministro indicou também que foi pedido aos novos países informação especial, como análise de dados de satélite e radares, bem como qualquer elemento de busca terrestre e marítima. O pedido de ajuda surge depois de as investigações confirmarem que o avião da Malaysia Airlines mudou de rumo deliberadamente e se dirigiu para oeste.

Os novos dados, divulgados pelo primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, ontem (16), abrem duas zonas de investigação: uma área que vai do Norte da Tailândia até o Cazaquistão e Turquemenistão e outro corredor que parte da Indonésia e entra pelo Oceano Índico, a Oeste da Austrália.

Ainda que as autoridades da Malásia evitem falar em sequestro, o primeiro-ministro afirmou que os sistemas de comunicações do avião foram desligados de forma deliberada, bem como ocorreu com a mudança de rumo.

O voo MH370 saiu de Kuala Lumpur em direção a Pequim na madrugada de 8 de março e desapareceu do radar 40 minutos depois de decolar. O avião transportava 227 passageiros, incluindo sete menores, além da tripulação de 12 malaios.

Agência Brasil