Uma vergonha! Esta foi sem dúvida a frase que melhor pode sintetizar a atuação do Esporte Clube Bahia no Campeonato Brasileiro. Os torcedores do Bahia sofreram e tiveram que esperar até o finalzinho do Campeonato para se certificar de que o clube do coração iria assegurar sua presença no Brasileirão em 2013. Com um gol a dois minutos do final do jogo, o Bahia bateu o já rebaixado Atlético-GO por 1 a 0, fora de casa, e aliviado comemorou a confirmação da sua terceira participação seguida depois de sete anos afastado.

Bahia; a um fio do rebaixamento!

O atacante Rafael marcou no estádio Serra Dourada, em Goiânia, aos 43min do segundo tempo, após falha do zagueiro Gustavo. Para que fosse novamente rebaixado, o time baiano teria que perder para o clube goiano e ver o Sport ganhar do Náutico nesta última rodada. O rubro-negro pernambucano perdeu e acabou condenado à segunda divisão.

O Bahia, que no passado evitou a queda na penúltima rodada, terminou na 15ª posição, com 47 pontos, dois a mais do que a Portuguesa e seis à frente do Sport. Palmeiras, Figueirense e Atlético-GO já haviam caído com antecedência.

Infelizmente ou felizmente os torcedores do Bahia não tiveram outra coisa a fazer, a não ser comemorar o não rebaixamento do clube baiano.

De novo, uma Vergonha! Como pode? Os torcedores dos dois principais times da Bahia têm que comemorar não a conquista de um título, mas, no caso do Vitória ter conseguido de maneira sofrida o acesso a série A e no caso do Bahia a agonia de conseguir a sua permanência na elite somente no final do campeonato. Bem, ao menos uma coisa serve de consolo para as duas equipes, o fato de que agora teremos um BA-Vi na série A do Campeonato Brasileiro. E para os demais amantes do futebol, teremos a garantia de mais um show de duas das mais apaixonadas torcidas do Brasil.

Jamil Souza